11 músicas famosas que são plágios

Espalhe!

Ou supostos plágios. Julguem vocês hehehe

Na semana passada, rolou um bafafá (vamos revitalizar esta ótima expressão) porque Lana Del Rey contou no seu Twitter que o Radiohead estava processando-a por plágio. Segundo a cantora, a banda entendeu que Get Free  é uma cópia de Creep. Ainda de acordo com Lana, ela chegou a oferecer 40% dos direitos da música, mas a banda insistiu em ter 100%.  Dias depois,  um porta-voz da Warner/Chappel, responsável pelos direitos comerciais das músicas do Radiohead, negou que a empresa e a banda estejam processando a cantora, mas há uma conversa entre as partes, embora nada foi levado à Justiça. Ouça as duas músicas:

Como acusações de plágio não são nada incomuns no mundo da música, separei alguns bem famosos, pra gente ouvir e comparar:

1. Creep (Radiohead)

Como o Marc falou lá no Twitter, plagiador que plagia plagiador, tem 100 anos de perdão. Esta mesma música que agora o Radiohead afirma ter sido copiada por Lada Del Rey é muito semelhante a The Air That I Breathe, da banda The Hollis

2. Come Together (The Beatles)

Os garotos de Liverpool foram acusados de terem plagiado a melodia e parte da letra da canção You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, pouco depois do lançamento do álbum Abbey Road, em 1969. John Lennon reconheceu que tinha conhecimento da canção de Berry e a situação ficou resolvida com um acordo extrajudicial, mas acordo permanece em sigilo.

3. My Sweet Lord (George Harrison)

O single, de 1970, do primeiro disco a solo do ex-guitarrista dos Beatles foi apontado como plágio da canção He’s So Fine, de Ronald Macky, gravada em 1962 por The Chiffons. Harrison nunca admitiu o plágio, mas teve que desembolsar uma grana.

4. Do Ya Think I’m Sexy (Rod Stewart)

Outro caso resolvido extrajudicialmente foi o de “plágio inconsciente” admitido por Rod Stewart. Em 1978, o cantor lançou o hit que é extremamente similar a Taj Mahal, de Jorge Ben Jor, lançada em 1972. Stewart disse que, quando esteve no Brasil, a música de Ben Jor não parava de tocar e deve ter ficado em sua cabeça.

5. Ghostbusters (Ray Parker Jr.)

Após a estreia do filme o Os Caça-Fantasmas, Huey Lewis entrou com uma ação judicial contra Ray Parker Jr., acusando o compositor de plágio, dizendo que o tema do longa-metragem tem o mesmo ritmo que a sua canção I Want a New Drug. Ambas as partes assinaram um acordo extrajudicial que é mantido em sigilo.

6. Surfin’ USA (Beach Boys)

E temos Chuck Berry sendo copiado mais uma vez. O hit dos Beach Boys é bastante parecido com a canção do lendário guitarrista, Sweet Little Sixteen, que conseguiu que seu nome fosse creditado como co-autor da faixa. Carl Wilson, irmão de Brian, a principal voz do grupo, disse ter encontrado Berry lá pela década de 70 e o veterano teria dito adorava a canção.

7. Last Nite (The Strokes)

A música dos Strokes é bem parecida com American Girl de Tom Petty, mas este caso terminou de boa para a banda norte-americana, pois apesar da grande semelhança, que foi reconhecida pelo grupo, Petty não foi aos tribunais.

8. Are You Gonna Be My Girl? (Jet)

A semelhança com Lust for Life do Iggy Pop é inegável, né? o baterista do Jet, Chris Certer, e o próprio Iggy Pop apontam a batida pesada de hits da Motown, especificamente You Can’t Hurry Love das Supremes, como inspiração comum para as duas músicas.

9. Shakermaker (Oasis)

A canção do álbum Definitely Maybe, de 1994, foi acusada de ser uma cópia do jingle I’d Like to Teach the World to Sing, usado em 1971 numa campanha publicitária da Coca-Cola (aquela mesma que é brilhantemente referenciada no ultimo episódio de Mad Man). Os britânicos foram condenados a pagar US$ 500 mil. Questionado a respeito, Noel Gallagher respondeu: “nós bebemos Pepsi agora”.

10. Given to fly (Pearl Jam)

O Led Zeppelin também levou numa boa a semelhança entre Given to fly, do Pearl Jam com a sua Going To Califórnia. Quando o Robert Plant se encontrou em um programa de rádio com o guitarrista do Pearl Jam, Mike McCready, fez piada com a situação, dizendo que ainda espera ser pago. McCready respondeu que o cheque deve estar nos Correios.

Em 2005, Plant cantou Going To Califórnia (e outras músicas) com o Pearl Jam em um show em Chicago (infelizmente não encontrei nenhum vídeo com uma qualidade boa)

11. Uma pá de músicas (Led Zeppelin)

Talvez a reação tranquilona do Zeppelin com relação a música do Pearl Jam seja porque a banda já foi acusada de plagiar um monte de vezes. Sério. São tantas que eu teria que fazer uma lista só para o Led Zeppelin. Por isso separei só duas “inspirações”

Whole Lotta Love – da banda The Small Faces – You Need Loving

Starway to Heaven – da banda Spirit – Taurus

A cara de pau dos caras é proporcional a genialidade hahaha

Lembrou de mais uma caso de “incrível semelhança”? Comenta aí

The following two tabs change content below.
Formada em Letras, apaixonada por Literatura e viciada em Cultura Pop. Tornou-se irremediavelmente fã de Jaspion aos 3 anos. Quando criança (e ainda hoje) preferia os filmes do Schwarzenegger a qualquer desenho da Disney e acha que o Viggo Mortensen também é lindo sem a caracterização de Aragorn

Latest posts by Dri Tinoco (see all)