30 anos de Changeman

Espalhe!

Esquadrão Relâmpago Changeman!

Dengeki Sentai Changeman ( Esquadrão Relâmpago Changeman em Terra Brasilis) se torna balzaquiana hoje. A bagaça estreou em 2 de fevereiro de 1985 na terra do sol nascente. Foi um enorme sucesso por lá e também por aqui, quando estreou em 1988 na finada Rede Manchete. Depois ainda passou na Record (que sempre cortava os 16 primeiros episódios e os dois últimos) e na Gazeta. No momento o DVD lançado pela Focus deve está sendo exibido na Rede Brasil, NGT e Ulbra.
Changeman contava a história de cinco jovens membros do exército que são banhados pela Força Terrestre e se tornam os defensores da Terra.Tsurugi (Change Dragon), Hayate (Change Griphon), Ozora (Change Pegasus), Sayaka (Change Mermaid) e Mai (Change Phoenix) enfrentam os alienígenas do império Gozma, liderados pelo maligno Senhor Bazoo, que estão tocando o terror no universo e agora querem esse planeta ridículo.
Bazzô, o vilão tetraplégico
Shima-voz-de-traveco, o beberrão Giluke e o pirata Bubba
Hoje virou modinha entre os descolados falar mal de Changeman, mas eu considero como um dos melhores seriados de super-esquadrões já realizados pela Toei (embora meu favorito seja Flashman). Os defeitos especiais eram ultrapassados até pra época, mas a força de Changeman está em alguns dos personagens mais cativantes e bem desenvolvidos desse gênero.
Os jovens heróis tem carga dramática e nunca são uma coisa só. Os vilões também, com exceção de Bazzo, tem várias nuances e não são a personificação extrema do mau. Vale elogiar o elenco, mocinhos e “bandidos”, que também é um dos melhores das séries do gênero.
Ahames: show das poderosas
Os 55 episódios de Changeman seguem legal e nunca há aquela sensação de que estão enchendo linguiça pra esticar a série (já vi séries menores dando mais no saco). Mesmo os episódios mais infantis/chatos/bobos casam perfeitamente bem com os mais dramáticos. As reviravoltas que acontecem na história, a partir do lance da Aura Energética e o surgimento da Rainha Ahames, prendem a atenção e o seriado realmente evolui. Changeman nunca fica parado na esquina.
Change Robô e a assustadora cabeça-supositório
Changeman foi lançado em DVD pela Focus Filmes, onde recebeu um tratamento aquém do merecido (dois episódios com imagem de baixa qualidade e dublagem zicada nos episódios finais). Pelo menos ganhei uma camisa.
“Podíamos está roubando, está matando…”
Aproveitando o ensejo, faz tempo fiz um Elenco  com o Esquadrão Relâmpago em uma improvável versão americana para o cinema. Talvez role um CPR Radiocast com eles e o Jaspion, que também faz trintinha esse ano, mais pra frente.
Pistoleiras: o charme das Changegirls

 

Suspiro

 

Piriguetes não sentem frio nas pernas.
Eu vos deixo com o ótimo tema de abertura cantado por Hironobu Kageyama, o mesmo das Bolas do Dragão.

Espalhe!

Marc Tinoco

Um cara igual aquela série. Cheio de referências.