30 anos de Gigantes Guerreiros Goggle Five

Espalhe!

Vários sites de Tokusatsu estão lembrando por aí dos 20 anos de estreia do famigerado Power Rangers. Eu nunca curti essa versão americanizada dos esquadrões Super Sentai. Não porque ache que se eles não existissem, algumas das séries que permanecem inéditas por aqui teriam estreado. Só acho ruim de doer mesmo. Por isso, prefiro lembrar dos 30 anos de Dai Sentai Goggle Five
 
Dai Sentai Goggle Five Estreou no Japão em 6 de Fevereiro de 1982 e teve 50 episódios. No Brasil, estreou no ano de 1990 via TV Bandeirantes. Foi trazida pela Oro Filmes. Não fez muito sucesso por aqui mas no Japão foi um dos seriados de maior sucesso da franquia Super Sentai. Em meados dos anos 90 passou na TV Record, onde conseguiu um pouco mais de visibilidade.
Miki ( Goggle Pink ), Oayama ( Goggle Blue ), Akama ( Goggle Red ), Kuroda ( Goggle Black ) e Kijima ( Goggle Yellow )
 
Em Goggle Five o professor Hongo investigava secretamente e descobria a existência de um  grupo de cientistas de diversas partes do mundo dedicados ao mau. Esses cientistas formavam o Império da Ciência Maligna Desdark e seu lider era o misterioso e bizarro chefe Taboo. Para enfrentar a ciência maligna, Hongo funda o Laboratório de Ciências do Futuro e convoca 5 jovens que formarão o Goggle Five. Em suas missões os heróis são auxiliados pelos Computer Boys e Girls, que representam a ciência do futuro.
 
Goggle Five foi a terceira Super Sentai a ser exibida por aqui. Antes, Changeman de, 85, e Flashman, de 86, foram exibidas com imenso sucesso pela extinta TV Manchete. Além dessas séries, mais novas e diferenciadas, terem estreado aqui antes, Goggle Five ainda foi prejudicado pela Bandeirantes que não tinha um sinal privilegiado e tampouco respeitava horários de exibição. A dublagem também colaborou já que a parte técnica foi sofrível.
Goggle robô
 
No elenco, Junichi Haruta era Kanpei Kuroda que se tornava o Goggle Black. Um ano depois, Haruta foi o Dyna Black de Dynaman e o Macgaren de Jaspion em 85. Outro ator de Jaspion que esteve na série foi Noboru Nakaya, o profeta Edin, que viveu o professor Hongo. Megumi Ogawa, a belissíma Goggle Pink, não foi a escolha inicial pro papel, tendo substituído Akiko Hayasaka  que já tinha participado das filmagens dos episódios iniciais mas não pôde continuar na série.
Kanpei Kuroda
 
Francisco Bretas emprestou sua voz ao Goggle Red. Bretas já tinha dublado o Red Flash e depois ainda faria o Red Mask. Ricardo Medrado, infelizmente, não dublou Haruta como fez em Jaspion e Jiraiya. Teria ficado bem legal
Os vilões
 
Goggle Five não tinha um grande enredo mas compensava pelo elenco carismático e pelo bom humor. A trilha sonora era muito boa mas foi prejudicada pelas falhas na dublagem. A canção tema é uma das melhores da franquia dos super-esquadrões.
 
 
 
 

Espalhe!

Marc Tinoco

Um cara igual aquela série. Cheio de referências.