5 FILMES BASEADOS NA MITOLOGIA GREGA

Compartilhe:

Esse texto é uma colaboração do Alexandre Ávila, que escreve no site http://www.mitologiaonline.com/; se você também se interessa por mitologia grega, dê uma conferida, porque têm muitas histórias, lendas e explicações sobre os deuses. Vamos a lista:

Uma das coisas mais legais do cinema é que ele possibilita que entremos em mundos imaginários extraordinários. Cada ano que passa, filmes de super-heróis batem recordes de bilheteria. Muitas vezes nos perguntamos: da onde tiraram essas ideias malucas? Parece que a imaginação humana não tem limites e que sempre há algo realmente criativo a ser criado.

Porém, a verdade é que a milhares de anos atrás já existiam pessoas que escreviam histórias extremamente curiosas e fantásticas. A mitologia grega nada mais é do que um conjunto de mitos, lendas e histórias complexas e emocionantes. Como deveria de ser, a mitologia já serviu de base para diversos filmes do cinema e, por isso, mereceu um post exclusivo aqui no site. Vale uma maratona, hein? Confere aí:

Jasão e os Argonautas (1963)

O filme, super moderno para a época, conta a história de Jasão e sua busca pelo velo de ouro, ao lado dos tripulantes (argonautas) de seu navio. O filme apresenta uma das maiores cenas de luta da história do cinema, o qual conta com a presença de sete esqueletos (ela levou quatro meses para ser concluída!). Confira um trecho da cena (e lembre-se que foi filmado a mais de meio século atrás!):

Fúria de Titãs (1981 e 2010)

Talvez a maior obra já baseada nos mitos gregos. O roteiro é um pouco complexo (mas é muito bem desenvolvido). O filme conta a história de Perseu, que tem como missão resgatar Andrômeda de um casamento forçado, em meio a diversos deuses gregos. Os efeitos especiais são ótimos (para a época). Um prato cheio para quem gosta de Star Wars (sim, muitos críticos comparam as duas obras, embora o contexto seja completamente diferente).

O filme teve uma releitura em 2010, com efeitos especiais incríveis, mas dando mais ênfase aos temores dos personagens do que aos mitos em si.

Poderosa Afrodite (1995)

Essa comédia escrita e dirigida por Wood Allen apresenta algumas inspirações em passagens apresentadas por poetas mitológicos. A representação da Deusa Grega do Amor, Afrodite, fica por conta de uma personagem prostituta-atriz-pornô. O filme não é lá muito engraçado, mas vale a pena para conhecer um pouco mais do trabalho de Wood Allen.

Troia (2004)

Um dos filmes mais caros do cinema moderno, conta com Brad Pitt, Sean Bean e Orlando Bloom. Repleto de cenas de batalha épicas, o filme apresenta passagens da mitologia grega de forma honesta e leve. Na obra, é narrada a lenda da Guerra de Troia, descrevendo como a fortaleza da cidade foi atacada por um exército grego liderado por Menelau de Esparta e Agamenon de Micenas. Para quem curtiu o ótimo “Gladiador (2000)”, é tiro certo!

Percy Jackson e o Mar de Monstros (2013)

Não tão fiel aos poemas mitológicos, o filme apresenta algumas mitos formatados em uma pegada mais “Wall Disney”. Percy Jackson, acompanhado por seus amigos Annabeth, Clarisse e seu irmão Tyson, sai para uma viagem meio ao Mar de Monstros para recuperar o Velocino de Ouro e salvar o acampamento meio-sangue apresentado no primeiro filme da franquia. Melhor do que parece, o filme apresenta algumas cenas divertidas. Não espere nenhum filme inesquecível… mas pode servir como um bom passatempo para quem curtiu filmes como “Instrumentos Mortais” e “Maze Runner”.

The following two tabs change content below.

CulturaPop

Latest posts by CulturaPop (see all)

Compartilhe: