Antena Ligada: Lika Rosa

Compartilhe:
No Antena Ligada de hoje música e poesia de uma artista que conheci há algum tempo por indicação da Dri e estava para falar do trabalho dela aqui.  Lika Rosa.
 
Ativista cultural da Zona Leste de São Paulo, Lika Rosa é cantora, compositora, além de atriz. Tenho escutado e assistido muitos excelentes artistas independentes que trabalham com cultura popular e fazem da música um ativismo de movimento e Lika é uma das mais recentes gratas surpresas que pude ouvir. Ela, na verdade, já está há um bom tempo atuando nessa frente.
 
Seu trabalho é Musica Popular Brasileira bem estilo regional recheada de influências de ritmos como Hip Hop, Samba, Maracatu, Jazz, Pop Rock, Bolero e Eletrônico. Suas apresentações acompanhada de sua banda são experiências que vão além da música, elas também são teatrais. Reúne a música em Saraus com performances de expressão corporal, literatura brasileira e poesia.
 
No ano de 2012 Lika Rosa lançou o CD Movi…mento, com 13 faixas de canções e também poemas musicados. Movi…Mento é também o nome do coletivo que Lika ajudou a criar em 2011. Ele reúne jovens músicos da capital paulista em atividades artísticas desenvolvidas  em áreas da Zona Leste, como São Miguel Paulista, Vila Cisper e Ermelino Matarazzo. O coletivo além da música trabalha com projetos de educação e outras formas de arte, além de outras ações voluntárias.
 
 No começo do ano Lika lançou o Vídeo Clipe “Terra Desconhecida & Mouco” que junta canção e poema baseando-se no livro clássico “Povo Brasileiro” do Antropólogo e Escritor Darcy Ribeiro. Na letra críticas a atual situação da Amazônia e das populações indígenas que “Re-existem” perante projetos como a Usina Belo Monte. A letra relaciona com o que começou lá atrás, a falsa estória do descobrimento do Brasil, como se a História começasse com a chegada dos portugueses. O resultado do trabalho, é então, uma aula de Cultura, História, Etnicidade, Geografia, Literatura, Sociologia e Antropologia. 
 
Assistam o Videoclipe:
 
 
 
Nas palavras da própria Lika Rosa:
 
“O poema “Terra Desconhecida” é voltado para o povo brasileiro, o surgimento entrechoque do invasor português e as causas nas influências dos índios e negros africanos. Com base na obra “O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, onde podemos buscar e inventar o Brasil que queremos”. O poema retrata os homens e mulheres, povo que se comportam como uma só gente. Brasil, signo da utopia, terra sem males, morada de Deus… (RIBEIRO, Darcy. 1995).
Herdamos árvores, ervas, flores, hábitos, beleza magnífica e, um belo dia chegam com um “tabelião” dizendo que haviam descoberto o Brasil, entregue e registrado em 1.500 pelos portugueses.”
 
TERRA DESCONHECIDA
Ginga menina…
Os homens querem te pegar;
Corre menino…
Estão na tua terra, protege teu fruto;
O verde das matas: tão tudo preto!
O vermelho das rosas: ficaram neutros!
Ginga neguinho… Ginga neguinha…
Corre neguinho… Corre neguinha…
Com tua ginga, gigantes serão os meninos e meninas que irão crescer;
Oh… Oh… Escuta… Shifff…
Estão querendo batucar…
Shifff… Escuta moça, escuta moço…
A batucada é a batida das margens sinuosas
Lá… lá no centro do ego;
Eco… Egoísta Capital
 
“A canção “MOUCO”, significa “OUVE POUCO” ou “QUASE NADA”.
Com base nas desvantagens da “Usina Hidrelétrica de Belo Monte” e as “Famílias indígenas” que perderam espaço e muitos… A razão da existência. Assim também acontece em outras comunidades e o fim se dá.
O lago que alimentará as turbinas de Belo Monte vai ocupar uma área equivalente a 90 mil campos de futebol da bacia do Xingu, que abriga 440 espécies de aves e 259 de mamíferos. 640 km² é a extensão da área alagada, que equivale a 1/3 da cidade de São Paulo.
Caos social: A obra vai obrigar a realocação de 5.988 famílias, além disso, milhares de migrantes serão atraídos para a região e as obras de saneamento prometidas para recebê-las estão atrasadas. 20 mil pessoas terão de sair de suas casas. A cidade de Altamira espera 100 mil novos moradores. A população da cidade vai dobrar, e não há infraestrutura para isso.
Para a construção do canal, serão removidos 100 milhões de m³ de floresta, que encheriam 40 mil piscinas olímpicas de Índios ameaçados com o canal drenando água, a área do Xingu próxima ao lago terá sua vazão reduzida. São 100 km de rio que, segundo especialistas, podem até secar. Isso pode destruir o modo de vida dos índios que habitam a região e vivem da pesca. 100 km do rio Xingu terão a vazão reduzida 952 índios serão afetados.”
 
“A Letra e os significado da canção Mouco são formas de protestos e registro a fim de comover governantes e ativistas a fim de lutarem pela vida da Floresta Amazônia e todos os índios que “ainda” existem.”
 
Na canção MOUCO as palavras indígenas de origem: “Tupi-Guarani” Dizem:
 
Céia (Gente),
apiçá (atenção).
Arani (Tempo furioso),
abaçaí (perseguidores de índios),
babaquaras (tolos, aqueles que não sabem de nada),
acemira (o que faz doer, o que é doloroso)
Mame (Em algum lugar, onde?)
Amazonas
Mame (Em algum lugar, onde?)
Xingu
Manu (Morto)
Apatuiá (Secar)
Abaité (Gente ruim, gente repulsiva, gente estranha)
Caci, chiú (Dor, choro)
Asema… (Grito, gritar, gritador…)
Açã… (GRITAR…)
Naurú (Bravo, herói e cheio de vontade),
anauê (salve, olá)
Ámo (Algum, igual, semelhante),
nungara (pessoa boa, pessoa honrada),
Abaeté (pessoa de palavra).
Etê (Bom, sincero),
etá (honrado, verdadeiro)
Iandê (Você)
auá (homem),
ré (mulher),
tabaréu (gente),
turuna (índio),
rana (amigo, de aldeia diferente, valente, semelhante parecido…)
Tupã (DEUS)
apaîara (guia, conhecedor dos caminhos),
batarra (grande, forte)
Ipura (Cheio),
perudá (amor),
ETA (verdadeiro).
Cê (Canta)
Cati (Bem),
anho (bastante, muito).
Angatu (Só, somente),
icó (alma boa, bem estar, felicidade, estar, viver, ser)
Cotagipe (De rio torto ou sinuoso),
Xingu…
 
 
Para conhecer mais o trabalho de Lika Rosa e seus parceiros e parceiras,
 
Acessem:
 
Siga:
 
Se inscreva:
 
Curta:
 
Ouça:
 
 
 
 
Parabéns a Lika Rosa pelo excelente trabalho e fiquem com um pouco mais:
 
 

 
 

 
 

 

The following two tabs change content below.

Dre Tinoco

Geográfo, viaja tanto que quase não tem tempo para escrever nessa josta. Mas, sempre dá um jeito de ver as postagens com a Natalie Portman

Latest posts by Dre Tinoco (see all)

Compartilhe: