Festival de Cinema de São Gonçalo anuncia selecionados

Espalhe!

Ao todo, foram 169 produções inscritas de 18 estados, além do Distrito Federal

O Festival de Cinema de São Gonçalo divulgou a lista de filmes que serão exibidos em sua 3ª edição. Serão 114 curtas-metragens produzidos em 17 estados e no Distrito Federal. O evento, que acontece entre os dias 11 e 15 de setembro, tem entrada gratuita.

Segundo com o curador do festival Alberto Sena, o Cine Tamoio tem sido uma janela para disseminação das produções de todo território nacional. “Fico muito feliz em perceber que o Cine Tamoio tem sido aguardado por diversos cineastas espalhados pelo Brasil. Isso mostra o quanto o nosso festival contribui com espaço de divulgação e fortalecimento das produções independentes”, disse o cineasta.

Ao todo, o Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo recebeu 169 curtas metragens de 18 estados e do DF. Desses, foram selecionados para as sessões, 47 curtas de ficção, 7 animações, 27 documentários, 14 LGBT, 12 negros e 6 gonçalenses, entre outras.

De acordo com o cineasta e um dos membros do júri do Cine Tamoio, Arthur Moura, participar do corpo de jurados do festival foi satisfatório, pois possibilitou conhecer mais do cenário das produções cinematográficas e contribuir com sua visão sobre os documentários avaliados, além de ser uma forma de reconhecimento e interação. Para o cineasta, o Cine Tamoio tem uma importância social fundamental para a cidade, pois catalisa, organiza e divulga as produções cinematográficas, envolvendo os produtores e estimulando produções na cidade.

“São Gonçalo possui dezenas de insuficiências sociais, assim como no setor de audiovisual, o Cine Tamoio vem para tantos outros objetivos estimular produções na cidade”, disse o cineasta.

Além da exibição de filmes, serão oferecidas oficinas que ajudam na formação de pessoas que já trabalham ou querem entrar na área do audiovisual, além do encontro com os produtores que estiverem presentes. As oficinas serão ministradas do dia 11 a 14 de setembro, das 9h às 12h e não é necessária inscrição prévia para essas atividades. As sessões dos filmes selecionados acontecerão das 14h às 20h, quando será realizada também a votação do júri popular.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Pinho Ribeiro, o evento traz para cidade as melhores produções de audiovisual.

“O Cine Tamoio é de suma importância para São Gonçalo, quero parabenizar o Coletivo Ponte Cultural pela organização do festival de cinema de São Gonçalo e desejar que seja um sucesso”, declarou o secretário.

 A premiação acontecerá no dia 15 de setembro, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves – São Gonçalo. Nesta 3ª edição o homenageado do festival será o ator Milton Gonçalves. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg).

Selecionados

Serviço

3ª Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo
Data: de 11 a 15 de Setembro
Local: Teatro George Savalla Gomes (Carequinha) – R. Oliveira Botelho, 785 – Neves, São Gonçalo – RJ

Anexo à Escola Municipal Ernani Farias.
Entrada franca (evento sujeito à lotação)


Espalhe!

Dri Tinoco

Formada em Letras, apaixonada por Literatura e viciada em Cultura Pop. Tornou-se irremediavelmente fã de Jaspion aos 3 anos. Quando criança (e ainda hoje) preferia os filmes do Schwarzenegger a qualquer desenho da Disney e acha que o Viggo Mortensen também é lindo sem a caracterização de Aragorn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *