Tokusatsu Geração Manchete: Já vi essa cara antes

Compartilhe:
Com o sucesso de Jaspion e Changeman, várias outras produções oitentistas da TV japonesa estrearam por aqui entre a segunda metade dos anos 80 e a primeira dos anos 90. Boa parte dos atores/atrizes de tokusatsu costumam seguir o exemplo de Malhação e nunca mais dão as caras em produções do gênero, tornando-se repórteres, mergulhadores ou donas de casa.  Mas há alguns que fizeram participação em uma ou mais séries. Vejamos quem apareceu mais de uma vez nos clássicos da chamada geração Manchete:
 

 Jouji Nakata

 
 
O papel mais famoso de Nakata nessas bandas foi o do caçador Kaura em Flashman, mas ele também foi um cientista que trabalhava para os Gorgom no episódio 10 de Kamen Rider Black e foi um pai bêbado e relapso no episódio 07 de Winspector. Ótimo ator, ele também é dublador.
 

 Hiroko Nishimoto

 
 
Além de Sayaka Nagisa (ou Change Mermaid), a nerd gostosinha de Changeman, Nishimoto marcou presença no episódio 29 de Kamen Rider Black e também no episódio 28 de Metalder, onde viveu a sensual ladra Red Panther.
 

  Jun Takanomaki

 
 
O nome verdadeiro da moça é Makoto Sumikawa. Seu papel mais conhecido foi o de Lady Diana (nham !) em Spielvan. Ela apareceria depois como a repórter Reiko de Kamen Rider Black RX. Ela participou ainda de um episódio duplo de Metalder e em um de Winspector onde viveu a líder de um grupo de amazonas.
 
 Kiyomi Tsukada
 
 
Sem dúvida o papel mais famoso de Kiyomi Tsukada entre o público brasileiro foi o de Anri em Jaspion. Ela ainda foi a repórter Gunko de Machineman e participou de um episódio de Shaider. Reza a lenda que Kiyomi chegou a fazer testes para o papel de Yoko Katagiri, a parceira de Naoto Tamura em Jiban. Kiyomi é minha atriz favorita. Com um inegável talento cômico, mostrou também que podia fazer papéis mais sérios e sombrios no longa Kamen Rider Shin (1992 ), que permanece inédito por aqui, mas pode ser encontrado na locadora do Sparrow.
 

 Kazuoki Takahashi

 
 
O papel mais famoso de Takahashi foi Sho Hayate ( Change Grifon ) em Changeman. Usando na época o pseudônimo de Hiroshi Kawai, ele apareceu ainda em episódios de Flashman, Jiraiya e Solbrain. Outro papel importante que viveu foi o de Satoru Kinta em Metalder.
 

 Kenji Ohba

 
 
O papel mais famoso de Ohba é o de Retsu, ou policial do espaço Gavan, que retornaria depois em participações especiais na série do seu sucessor, Sharivan. Ohba apareceria depois em episódio duplo de Metalder, onde ele e outras caras conhecidas tentavam socorrer a série que ia mal das pernas,  e também no excelente episódio 27 de Jiraiya e em um de Kamen Rider Black Rx.
 

 Naomi Morinaga

 
 
Naomi é a única razão pra se ver a série de Shaider, onde viveu a policial Annie e, claro, roubava a cena. Dois anos depois ela participou de Spielvan, onde interpretou Helen, a irmã do protagonista. Ela também pôde ser vista em um episódio de Goggle V, onde fez uma boneca.
 

 Hiroshi Watari

 
 
Watari mostrou a cara em quase todas as séries da franquia Metal Hero levadas ao ar de 82 a 87 ( exceto em Shaider). Foi Sharivan em Gavan e em sua própria série. Depois foi Boomerman em Jaspion, o herói-título em Spielvan e participou de episódio duplo de Metalder.
 

 Junichi Haruta

 
 
Macgaren é, claro, seu personagem mais popular no Brasil, mas além do vilão de Jaspion, Haruta foi também Kanpei Kuroda ( Goggle Black ) em Goggle V. Fora isso ele foi o rosto humano de Kazenin Storm no episódio 16 de Jiraiya e apareceu ainda em Metalder, Cybercop e Solbrain.
 

Toshimichi Takahashi

 
 
Ator, dublê, suit-actor, coreógrafo e mestre em artes marciais, Takahashi, muy provavelmente, é o rosto que mais se repetiu nas séries dos anos 80. E ainda tem as séries onde ele não mostrava o rosto.
Em Sharivan ele foi a forma humana do monstro Boxer Beast, e, depois, um aliado do herói. Foi Desgiller em Goggle V, Ikki em Jaspion, Dr.Bio em Spielvan, Baraom em Kamen Rider Black, General Jark em Kamen Rider Black Rx. Fez aparições Em Cybercop, Jiban, Winspector, Solbrain, MaskmanMachineman… dificil é achar uma série que não tenha o cara.
 

Machiko Soga

 
 
Bruxa-mor do Tokusatsu, Machiko foi a Rainha Pandora de Spielvan, a Morgana de Jiraiya e a voz da bolinha companheira de Machineman. Ela ainda apareceu em Sharivan, Maskman e invadiu os EUA e  a Globo com os Power Rangers.
 
Outros:
 
 
Mina Asami, que fez as gêmeas Igan e Ian em Maskman, apareceu no episódio 40 de Flashman, no papel de Cybelia, enquanto  Ryosuke Kaizu ( Takeo/ Red Mask) deu as caras no episódio 27 da mesma série.
 
 
Issei Hirota (Akira/Blue Mask) foi  Ryu/Yanin Spiker em Jiraiya, exibido um ano depois de Maskman no Japão.
 
 
Além de Change Phoenix em Changeman, Mai Ooishi fez pequenos papéis em Sharivan e Shaider.
 
 
Yoko Nakamura, a lindinha Sara de Flashman, exibiu seu carisma antes em um episódio de Changeman, enquanto Yasuhiro Ishiwata , o Go, apareceu em Maskman e Jiban e Tota Tarumi,o Din, foi vilão em Winspector.
 
 
Tokie Shibata, a Nana de Changeman, pode ser vista em um episódio de Maskman e outro de Winspector.
 
 
Embora apareça com grafias diferentesSatiko Oguri (Cybercop) e Sachiko Oguri ( Winspector ) devem ser a mesma pessoa…ou gêmeas. (atualização: o Alexandre Nágado diz que não).
 
E claro ainda tem aquela garota que apareceu em episódios de Jiban, Black Kamen Rider e Winspector… paro por aqui. Esqueci de alguém ? Cite nos comentários…
 
The following two tabs change content below.

Marc Tinoco

Um cara igual aquela série. Cheio de referências.

Latest posts by Marc Tinoco (see all)

Compartilhe: