O Enigma Voynich: conheça o app de dramaturgia baseado em áudio

Compartilhe:

Há tempos atrás, uma das formas mais comuns de entretenimento era as radionovelas. Contudo, com a popularização da televisão esse tipo de produção foi desaparecendo. E, hoje, com a internet, e suas mil e uma formas de se assistir filmes, série, webséries, vídeos musicais e etc, ficamos cada vez mais acostumados com o estimulo visual.  Pois bem, a ExCompanhia de Teatro, fundada e dirigida por Bernardo Galegale e Gustavo Vaz, está lançando o app gratuito: O Enigma Voynich, que mostra como uma história pode ser contada apenas com som.

Coloque os fones e mergulhe na história

O projeto mistura narrativa ficcional, grafite digital e áudio 3D: as cenas devem ser vivenciadas com os olhos fechados, utilizando fones de ouvido. Mas, o projeto não é feito apenas de estímulos auditivos, na verdade, o primeiro contato com O Enigma Voynich é visual, a partir de desenhos em grafite digital que situam o local onde a ação transcorre e mostram a posição em que a cena deve ser escutada – de pé, sentado, deitado.  Essas artes foram criadas especialmente para o projeto pelo artista visual Achiles Luciano. A direção de produção sonora ficou por conta do músico e produtor de som Gabriel Spinosa.

O audioespectador acompanha a história como se estivesse vivenciando a trama, em primeira pessoa, ou seja, ele precisa se transformar no personagem José, um historiador que se envolve em uma detetivesca trama sobre a decodificação do Voynich – um livro ilustrado misterioso, indecifrável, escrito há mais de 600 anos, ao mesmo tempo em que descobre estar perdendo a memória. Cheia de suspense e ação, a narrativa se passa ao longo de 32 anos da vida do personagem central. Ao longo de 62 cenas e com outros 6 personagens, José participa de festas, viagens, faz sexo, se casa, atira em alguém, toma banho e faz um exame de ressonância magnética, entre outras atividades. 

Memória digital

De acordo com os criadores do projeto, a ideia é propor uma discussão “sobre a excessiva transferência da memória humana para o universo digital, a partir de um constante registro de experiências diárias em vídeos e fotos, diminuindo diretamente a vivência da própria experiência enquanto ela acontece. Além disso, o formato inédito da obra propõe a divisão da ideia do audiovisual em duas partes para que o público, por conta própria, una som e imagem usando a imaginação“.

O aplicativo é compatível com os sistemas iOS e Android. A série foi produzida através da tecnologia de áudio binaural, que recria a sensação de tridimensionalidade do espaço, possibilitando ao ouvinte a percepção das cenas com profundidade sonora realista, simulando um acontecimento ao vivo, ao reproduzir os sons de forma idêntica à própria captação pelo ouvido humano.

Confira uma “provinha” do aplicativo

O ENIGMA VOYNICH from ExCompanhia de Teatro on Vimeo.

O projeto é uma excelente ideia e realmente não tem nada semelhante por aí. O único porém é que, ao menos por enquanto, ele fica atrelado a cidade de São Paulo. A partir de certo ponto, o app requer que você visite pessoalmente algumas espaços da cidade para desbloquear os conteúdos. Mas os planos dos idealizadores é levar para o restante do Brasil

Para saber mais:

Facebook

AppStore

GooglePlay

The following two tabs change content below.
Formada em Letras, apaixonada por Literatura e viciada em Cultura Pop. Tornou-se irremediavelmente fã de Jaspion aos 3 anos. Quando criança (e ainda hoje) preferia os filmes do Schwarzenegger a qualquer desenho da Disney e acha que o Viggo Mortensen também é lindo sem a caracterização de Aragorn
Compartilhe: