Tokusatsu americano?

Espalhe!

Tokusatsu é o termo japonês que designa os efeitos especiais. Em 1993, a Toei Company firmou uma parceria com a empresa americana Saban Entertainment e começava assim o reinado dos Power Rangers.
 
Power Rangers foi produzida a partir da série japonesa Zyuranger ( 1992).Os ianques utilizavam as cenas de ação do original, mesclando-as com cenas de diálogos feitas com elenco americano. A bagaça fez um senhor sucesso e a partir daí a Saban passou a adquirir os direitos sobre todos os super-esquadrões coloridos lançados anualmente pela Toei, transformando-os em novos Power Rangers no ano seguinte de sua exibição original.
 
Nas primeiras temporadas,os heróis lutavam contra o grupo de Rita Repulsa, jogavam conversa fora na escola e passavam lição de moral na molecada. Nas demais veio algumas mudanças e apenas o nome Power Rangers, que virou marca, foi mantido. O nome parece ser a principal razão da série está no ar até hoje, visto que outras séries que seguiam a mesma receita não foram muito longe.
 
 
Os Metal Heroes Spielvan, Metalder e Shaider ( todos exibidos no Brasil ) foram transformados na inominável V.R. Troopers. A bagaceira seguia os moldes dos rangers, deixando apenas o ambiente high school de lado. Durou apenas duas temporadas.
 
 
Kamen Rider Black RX foi o Kamen Rider que caiu nas mãos da Saban. O filho do sol virou Masked Rider e a coisa também não vingou, assim como as versões de B.Fighter e B.Fighter Kabuto, também realizadas pela Saban. Outras produtoras pegaram carona com versões de Gridman ( da Tsuburaya ) e Kamen Rider Ryuki, mas nenhuma repetiu o enorme êxito dos rangers.
 
 
Não chego a ser um dos radicais que acham que foi a sabanização que impediu que outras séries japas passassem por aqui, mas as versões americanas não caíram mesmo no meu gosto. Sempre achei os originais mais divertidos, com foco na ação e personagens mais carismáticos. Vi as primeiras temporadas de Rangers apenas pela Kimberly, a ranger rosa gostosinha.
 
Como havia assistido Spielvan em sua exibição na Manchete, acompanhei V.R. Troopers para conferir as mexidas que fizeram no seriado original. Incrível como não conseguiram fazer nem uma versão decente das armaduras originais
 
V.R. Troopers
 
Spielvan
 
Metalder
 
Na segunda temporada, Shaider também foi parar na tosqueira. Felizmente veio o cancelamento antes de alguém por os olhos em Jaspion ou Sharivan. O mesmo vale pra Masked Rider (nunca vi nenhum episódio, mas dizem por aí que é bem ruinzinho) que também não estourou. Kamen Rider Black escapou ileso.
 
Hoje apenas os Power Rangers seguem firmes, fortes… e polêmicos, bwa-ha-ha
 
 
 

Espalhe!

Marc Tinoco

Um cara igual aquela série. Cheio de referências.