Mostra Sesc dá visibilidade a cinema nacional

Mostra circulará nacionalmente com 42 produções independentes

O Sesc divulgou a lista de filmes selecionados para a III Mostra de Cinema 2019. São 42 produções, sendo 10 infanto-juvenil. Os filmes foram avaliados por uma curadoria formada por profissionais do Sesc e especialistas das áreas de cultura e cinema.

Com apenas 3 anos de existência, a Mostra Sesc de Cinema se firma como uma importante iniciativa de valorização da produção audiovisual do país, tendo registrado recorde de inscritos este ano: 1.200 filmes.

“A ideia é incentivar e divulgar, cada vez mais, a produção cinematográfica nacional que não chega ao circuito comercial, contribuindo, assim, para a promoção e o lançamento de artistas de todo o país”, ressaltou Marco Aurélio Fialho, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Em tempos de ataque direto a cultura e, especialmente ao cinema, ações como esta são cada vez mais importantes.

Curtas, médias e longas de todo o Brasil

A seleção dos filmes que chegaram à etapa nacional foi realizada a partir dos panoramas: Estadual e Regional, Brasil e Infanto-Juvenil. Ao todo, foram selecionados 380 filmes entre longas, médias e curta metragens, provenientes de todas as regiões do país. Desse total, foram selecionados seis filmes de cada região do país, exceto do Nordeste, que indicou oito. As obras comporão o panorama nacional, junto com as produções infanto-juvenis, selecionadas a parte. Os demais filmes classificados serão exibidos em suas regiões de origem.

“Com mais essa iniciativa nacional, o Sesc cumpre uma missão importante da sua atuação na área cultural, que é democratizar o acesso ao cinema, além de permitir que artistas e cineastas de todo o Brasil mostrem seus trabalhos ao grande público”, reforça Fialho.

Entre os selecionados de 2019 estão os longas “Estrangeiro” (PB), escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy, que mostra uma viagem sensorial e poética nas memórias de Elisabete; e “Abrindo as Janelas do Tempo” (SC), que, sob a direção de Santiago José Asef, traduz uma história de amor, de perda, espera e aceitação; “Orin: música para os Orixás” (BA) é um documentário que valoriza as culturas brasileiras de origem africana e demonstra a riqueza de sons, termos e ideias por trás do candomblé; já o documentário “Fabiana” (SP) retrata a trajetória de uma caminhoneira transexual e lésbica,  mostrando detalhes da última viagem antes da aposentadoria, depois de 30 anos de profissão. 

Entre os médias-metragens estão “Catadora de Gente” (RS), um tocante depoimento dos preconceitos e da dura trajetória de Maria Tugira Cardoso, uma mulher como tantas outras catadoras no Brasil, e o documentário “O céu dos índios Desâna e Tuiuca” (AM), que tenta desvendar a astronomia indígena produzida por estas etnias amazônicas que acreditam no conhecimento do céu como saber complementar as suas vidas na terra.  

Entre os curtas que compõe a mostra estão “Aurora” (SE), um ensaio cinematográfico sobre as angústias que sofre uma mulher em três diferentes fases da vida; “Chamando os Ventos: por uma cartografia dos assobios (PA), documentário sobre a ação imaginária de chamar os ventos por meio de assobios, uma dinâmica que envolve entretenimento, ancestralidade, imaginação, afetividade e memória; e o documentário “Quilombo Mata Cavalo” (MT), que trata da história e da cultura de seis comunidades quilombolas que resistem para preservar seus traços culturais. 

Confira a lista completa dos 42 filmes selecionados por região:

NORTE: Curta: Chamando os Ventos: por uma cartografia dos assobios (PA); Longa: A Besta Pop (PA); Médias: Francisco (AC), O Céu dos índios Desâna e Tuiuca (AM), No Rio das Boboletas (AM) e Vozes da memória (RO) NORDESTE Longas: Mateus (PE), Ilha (BA), Orin: música para os Orixás (BA), Estrangeiro (PB); Curtas: Aurora (SE), Aqueles Dois (CE), Rasga Mortalha (PB); Média: Tipoia (AL); Infanto-Juvenil: Curta: Icamiabas – Moqueca (PA) |Média: Clandestino (SE) 
CENTRO-OESTE
Longa: Parque Oeste (GO);
Curta: Quilombo Mata Cavalo (MT); Média: Entre Parentes (DF), A Praga do Cinema Brasileiro (DF), Guará (GO), Majur (MT);
Infanto-Juvenil: Curta: O Malabarista (GO), Lili\’s Hair (GO), Média: A Câmera de João (GO) 
SUDESTE
Longas: Navios da Terra (MG), Fabiana (SP); Curta: Plano Controle (MG); Média: Da Curva Prá Cá (ES), Jéssika (RJ), Do Outro Lado (SP); Infanto-Juvenil: Curta: Poética de Barro (MG), Hornzz (RJ); Médias: Cravo, Lírio e Rosa (RJ), Parda (RJ)
SUL
Longa: Abrindo as Janelas do Tempo (SC), Euller Miller entre dois mundos (PR); Curta: Almofada de Penas (SC); Média: Quando as coisas se desmancham (PR), Isso me faz pensar (RS), Catadora de gente (RS); Infanto-Juvenil: Vivi Lobo e o quadro mágico (PR) 

Fique atento a programação do SESC na sua cidade!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Rolar para cima