Mais de 1.000 Cineastas e Atores, incluindo Javier Bardem, Olivia Colman e Mark Ruffalo, Anunciam Boicote a Instituições Cinematográficas Israelenses

Uma iniciativa liderada pelo grupo Film Workers for Palestine reuniu mais de 1.300 profissionais da indústria do cinema — atores premiados, diretores renomados, produtores — em uma carta aberta, publicada no The Guardian. convocando o boicote a instituições cinematográficas israelenses que seriam “cúmplices de genocídio e apartheid contra o povo palestino”. A lista de assinantes inclui nomes como: Olivia Colman, Mark Ruffalo e Javier Bardem, Emma Stone, Ava DuVernay, Tilda Swinton, Riz Ahmed, Gael García Bernal, Fernando Meirelles, Yorgos Lanthimos, Josh O’Connor, Cecilia Roth, Julie Christie, Rebecca Hall, Aimee Lou Wood, Ayo Edebiri, entre outros.

Motivações do Boicote

A carta denuncia que várias instituições — como festivais de cinema, distribuidoras, produtoras e emissoras — colaboram com o governo israelense em meio ao genocídio em Gaza. São citados explicitamente eventos e entidades como o Festival de Cinema de Jerusalém e o festival de documentários Docaviv, apontados como continuadores de parcerias com o governo israelense. Os signatários se inspiraram no histórico movimento “Filmmakers United Against Apartheid”, que boicotou o cinema da África do Sul durante o apartheid.
.

A carta faz questão de esclarecer que o boicote é direcionado às instituições envolvidas, não aos indivíduos. Alguns órgãos e produtores israelenses ainda podem não ser considerados cúmplices, e os signatários recomendam que cada artista investigue e siga orientações da sociedade civil palestina antes de qualquer colaboração.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x