Esse é o primeiro Antena Ligada do ano, para quem não sabe esse é o espaço em que falamos de bandas e artistas que não são de grandes gravadoras. São artistas de qualidade que estão na estrada de forma independente ou em pequenas gravadoras.
Quer saber o significado do nome do grupo? Eles explicam:
“\’La Digna Rabia\’ é a expressão que sintetiza a luta zapatista no sul do México, onde desde 1994 os remanescentes dos povos maya da região propõem novos modos de atuar e pensar, baseados em princípios de justiça e democracia, sem renunciar sua identidade. A raiva que manifestam dos anos de exploração é permeada por um sentimento de resgate de sua dignidade”
Para quem não sabe o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) é o movimento que surgiu no sul do México em 1994, quando assinavam o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), em que se falava dos benefícios do Neoliberalismo para o país, quando na verdade o tratado ratificava o que já acontecia o México como um grande quintal para a exploração por parte das empresas estadunidenses. Milhares de indígenas tomaram sete cidades do estado de Chiapas e desde então são 20 anos de resistência.
É esse sentimento que o La Digna Rabia traz em suas letras. Abanda é formada por Marcelo Argenta, na voz e guitarra, Rafael Costa no baixo, Tharcus Aguilar na bateria, Igor Bryzanatrupha nas guitarras, Tavinho na percussão, Douglas Z. Benzi no trombone e vocais e Tito no trompete. Havia ainda Eduardo Boiko, com o acordeon, escaleta e harmônica, mas, infelizmente ele faleceu no ano passado.
Já com várias canções lançadas como “Ser Gobernado”, “Esta Ciudad\”, “Dicen” e “Copacabana”, eles resumem assim seu trabalho:
“Pois a La Digna Rabia é uma banda que se reúne a partir desse sentimento: transmitir na música essa identidade latinoamericana oprimida. De uma intenção original de ser uma banda que faria versões de canções de protesto cantadas em espanhol, houve uma evolução para um repertório próprio no qual se sobressai essa tentativa de mescla de elementos vindos do universo musical latino com a influência roqueira que é parte da formação de cada um de seus integrantes. Assim, mais do que uma banda de canções de protesto, pretende ser uma banda que trilhe um caminho da integração dessas diferentes referências musicais que atravessam essa encruzilhada cultural que é o Rio Grande do Sul, ponto de encontro de distintas correntes musicais no sul da América do Sul. (…)
Fica o convite para conhecerem o trabalho da La Digna Rabia, com suas canções que falam de guerras, mas também falam de amores. Falam da raiva, mas também falam da festa. Uma banda de rock latino, 100% gaúcho.”
Para ouvir o La Digna Rabia:
Eu quase assisti um show do La Digna Rabia quando estava em Porto Alegre no ano passado, era na Casa do Teatro, show do Día de los Muertos, mas quando eu e meu pessoal chegamos estava muito cheio, não deu para entrar, foi aí que ouvi falar da banda pela primeira vez e fui ouvir na internet. Na próxima não faltarei.
DRÉ TINOCO
Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas