No Baú do Som de hoje, uma daquelas bandas que lançam um disco ou uma musica de sucesso e depois somem: 4 Non Blondes. Você pode não Ligar o nome a banda, mas com certeza já ouviu \”What’s up?”
4 Non Blondes foi uma banda de rock alternativo surgida em 1989, em São Francisco, Estados Unidos. Inicialmente composta por Linda Perry nos vocais, Shaunna Hall na guitarra, Christa Hillhouse no baixo e Wanda Day na batera, o nome significa \”Quatro Não-Loiras”, destacando que não ter nenhum loira era uma singularidade da banda. Provavelmente, uma forma de marcar que as quatro mulheres na banda não se enquadravam naquele padrão loirinha estadunidense.
Wanda, no entanto, logo sai da banda e é substituída por Dawn Richardson, quando assinam contrato com a gravadora Interscope Records, e lançam Bigger, Better, Faster, More! Em 1992, seu único álbum. Shaunna Hall tocou guitarra em algumas faixas, mas saiu antes do lançamento; no seu lugar entra Roger Rocha.
Bigger, Better, Faster, More! vendeu cerca de seis milhões de cópias no mundo. O single “What’s Up”, um dos maiores hits da década de 90, recebeu o prêmio de melhor música de Bay Area, e Linda Perry foi eleita como a melhor cantora do ano.
Aliás, interessante como ela disse que o 4 Non Blondes era pop demais, mas fez carreira trabalhando com artistas pops. Mas, suas gravações próprias realmente sempre estiveram fora da grande mídia. Eu até gosto de composições dela junto com a Pink.
Com o desaparecimento do 4 Non Blondes, rolava um boato nos anos 90 de que Linda Perry havia morrido de overdose. Como veem era mentira, quem, pelo que pude pesquisar, realmente morreu de overdose foi a primeira baterista, Wanda Day.
Vamos curtir um pouco do bom som do 4 Non Blondes e da voz de Linda, que é filha de português com uma brasileira. A banda tem muito mais coisa legal, além de ”What’s up?”, com a qual começamos:
Dear Mr. President, acho até melhor que ”What’s up?” A Pink também gravou. É uma critica fodástica aos governo dos Estados Unidos.
Tem mais:
Essa também é muito boa. Não tem clipe, mas vale a pena conhecer,
Só aproveitando a deixa. O vozeirão de Linda em carreira solo. Muito bom.
E boa musica com a Pink:
DRÉ TINOCO
Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas