shows de kpop no brasil

Como o K-pop aquece o setor de eventos no Brasil

Pop sul-coreano tem conquistado o público brasileiro, extrapolando a música e impulsionando tanto setores do entretenimento quanto da economia

Já faz alguns anos que o K-pop se tornou um dos grandes fenômenos culturais no Brasil, dominando playlists e movimentando o setor de shows e eventos. Esse gênero, com origem na Coreia do Sul, que mistura pop, coreografias complexas e elaboradas, junto de um visual marcante, conquistou rapidamente muitos fãs brasileiros. Tanto é que, em 2025, ele já é considerado um dos segmentos mais lucrativos do mercado de entretenimento.

Isso fica claro quando se olha os números de ingressos vendidos em shows e eventos destinados para esse público. Segundo dados da Billboard Brasil, vários grupos coreanos confirmaram shows no Brasil, e suas apresentações se esgotaram em poucos minutos.

Um caso recente foi o do grupo Stray Kids, que reuniu 65 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo. Com isso, a banda conseguiu bater a marca do maior público registrado para um show de K-pop no Brasil.

Fora os shows, o K-pop também alimenta o mercado paralelo de fanmeetings, que nada mais são do que eventos exclusivos em que os fãs interagem com seus ídolos de perto. De acordo com o UOL, somente em 2025, o número de eventos deste tipo, além dos relacionados à cultura asiática, aumentou consideravelmente, lotando casas de show, centros de convenções e até mesmo auditórios menores.

O K-pop e sua influência no Brasil

Segundo dados do Spotify, o Brasil é o quinto país em todo o mundo que ouve K-pop. Os brasileiros perdem somente para Estados Unidos (1º), Indonésia (2º), Filipinas (3º) e Japão (4º). O levantamento também mostra que 73% dos ouvintes do gênero são mulheres, e deste total, 53% têm entre 18 e 24 anos.

Esses dados são importantes por revelar que o estilo tem um grande alcance entre os jovens. E isso vai para além da música, pois existe também um potencial de mercado em torno desses artistas que extrapola a venda de ingressos, chegando a produtos oficiais, álbuns, lightsticks e muitos outros produtos.

Quem é fã gosta de acompanhar seu grupo favorito, e isso vai para além da compra de ingressos. É comum que pessoas de outros estados, e até mesmo países, se organizem para viajar, o que acaba aquecendo o setor de turismo e transporte.

Por conta disso, comprar uma passagem de avião para assistir a shows de K-pop acabou se tornando uma rotina para muitos fãs do gênero. Com isso, eles podem se preparar com meses de antecedência, garantindo o melhor lugar para ver seu grupo e seus artistas prediletos, independentemente do evento.

Toda essa movimentação também é benéfica para hotéis, serviços de transporte local e até mesmo para o comércio das cidades que recebem os eventos, o que transforma os shows em acontecimentos culturais e econômicos.

Portanto, o K-pop deixou de ser um nicho destinado a somente um público específico e se tornou um fator importante para a indústria do entretenimento no Brasil. Em 2025, são esperados novos grupos e artistas solo para ampliar ainda mais essa conexão com os brasileiros, trazendo não somente música, mas cultura, turismo e oportunidades de negócio.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Rolar para cima