Um dos mais celebrados e premiados cineastas da atualidade, o espanhol Pedro Almodóvar é homenageado pelo CineSesc com a exibição de quatro longas-metragens emblemáticos na série Cinema #EmCasaComSesc. Maus Hábitos, Mulheres À Beira De Um Ataque de Nervos, A Flor Do Meu Segredo e Carne Trêmula chegam à plataforma Sesc Digital nessa quinta-feira, 6 de maio, e ficam disponíveis gratuitamente por 15 dias.
4 filmes de Almodóvar
Com sentimentos expressos em cores, trilhas sonoras e ângulos marcantes, seja no melodrama ou na comédia, Pedro Almodóvar chama atenção com suas narrativas, quase sempre protagonizadas por mulheres, que carregam em cada cena a intensidade que pedem os dramas e grandes paixões. Indicado quatro vezes ao Oscar, levou os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro, em 2000, com Tudo Sobre Minha Mãe, e Melhor Roteiro Original, em 2003, com Fale Com Ela, além de diversos prêmios em festivais pelo mundo, o diretor espanhol ganhou os holofotes e deixou sua marca na história do cinema mundial.
Em Maus Hábitos (1984), Almodóvar aborda o universo feminino sob a ótica de Yolanda Bell (Cristina Sánchez Pascual), cantora de boate que refaz sua vida ao refugiar-se em um convento de freiras. Indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a comédia Mulheres À Beira De Um Ataque de Nervos (1988) é um olhar ácido e divertido sobre o amor moderno através de relações diversas entre um elenco majoritariamente feminino. Considerado um dos mais icônicos filmes de sua carreira, foi vencedor em cinco categorias do Prêmio Goya.
Outro marco na carreira de Almodóvar, Carne Trêmula (1997) tem Penélope Cruz e Javier Bardem no elenco. Adaptado do romance homônimo de Ruth Rendell, o longa conta a história de Victor, filho de uma prostituta, que deu à luz em um ônibus, antes de chegar ao hospital. Ao tornar-se adulto, relacionar-se com alguém fica cada vez mais difícil para ele, que enfrentará violência e traição em busca de um grande amor. Já A Flor Do Meu Segredo (1995), é protagonizado por Marisa Paredes e conta a história de uma autora de romances e contos sentimentais que vive uma crise com sua profissão e casamento.
Nouvelle Vague e outros filmes
A partir de hoje, 5 de maio, o público ganha mais um mês para assistir Meu Tio da América (1980), de Alain Resnais, Segredos e Mentiras (1996), de Mike Leigh, e A Vida dos Outros (2006), de Florian Henckel von Donnersmarck, exibidos no 47º Festival Sesc Melhores do Ano. Juntam-se à lista, dois clássicos franceses, assinados por importantes nomes do movimento Nouvelle Vague, Cléo das 5 às 7 (1962), de Agnès Varda e Um Só Pecado (1964), de François Truffaut.