O festival internacional É Tudo Verdade, que é sem dúvida o principal festival do gênero na América Latina, inicia hoje (8/4) sua edição de 2021. Resistindo ao Covid-19 e as dificuldades que o cinema e cultura em geral enfrentam aqui, o festival chega a sua 26ª edição e acontece totalmente online e de forma gratuita.
Ao todo serão exibidos 69 filmes de 23 países, que foram selecionados para as mostras competitivas. O festival abre com o filme Fuga (Flee), uma animação co-produção de Dinamarca, França, Suécia e Noruega, que é sobre a história de um refugiado afegão. O filme já foi premiado no último Festival de Sundance.
Há outros filmes muito interessantes na programação, por exemplo, \”Alvorada\” (imagem de capa), dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi o filme deve ser atacado por setores ruminantes da sociedade brasileira da mesma forma que \”Democracia em Vertigem\” de Petra Costa, pois filmado entre julho e setembro de 2016 o filme também aborda o golpe do Impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff ocorrido naquele ano, além de focar o cotidiano dela na presidência. Os estadunidenses \”MLK/FBI\”, de Sam Pollard sobre a investigação do FBI contra Martin Luther King Jr, e \”Sob Total Controle\”, de Alex Gibney que ganhou Óscar por \”Taxi to the Dark Side\” (2007), aqui dirige junto de Ophelia Harutyunyan e Suzanne Hillinger, o filme investiga a resposta da administração Trump à pandemia de coronavírus, apontando como negacionismo, soberba, descaso e o capitalismo liberal elevaram o número de casos e mortos.
O filme de encerramento será \”A Última Floresta\”. Dirigido por Luiz Bolognesi, o filme esteve no Festival de Berlim e é sobre uma tribo Yanomami isolada na Amazônia que tenta manter seus costumes e resistir em meio a garimpeiros e outras tensões. O festival ainda contará com os eventos paralelos, programas em homenagem ao diretor Ruy Guerra de 89 anos, e a Caetano Veloso, uma mostra em homenagem ao centenário do diretor francês Chris Marker, entre outros.
O É Tudo Verdade 2021 se realiza, então, de hoje até 18 de abril e a cerimônia de premiação ocorrerá às 17 horas do dia 18, será transmitida no canal no Youtube, que aliás será um dos endereços para assistirmos a programação, mas também terá filmes disponíveis nas plataformas digitais Itaú Cultural, Sesc em Casa e Spcine Play, também haverá transmissão pelo Canal Brasil.
Já comecei a assistir alguns filmes pelas cabines de imprensa e assim que possível estarei postando review dos filmes assistidos. Abaixo mais informações do evento:
SERVIÇO 26º É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS
De 08 a 18 de abril
Essa plataforma abrigará as seguintes Mostras:
Filme de Abertura; Filme de Encerramento; Marker, 100; Filmes em Competição; Sessões Especiais e dois filmes da Mostra Caetano.doc
Abertura e Encerramento, limite de 2000 visionamentos.
Longas Brasileiros em Competição têm duas sessões: estreia às 21h e reprise às 15h do dia seguinte, com limite de 2000 visionamentos – com exceção para Alvorada, com 1000 visionamentos.
Longas Internacionais em Competição e Sessões Especiais ficam disponíveis por 24 horas ou até alcançar o limite de 2000 visionamentos – com exceção para MLK/ FBI; Glória à Rainha; Gorbachev.Céu; 9 Dias em Raqqa e O Monopólio da Violência, com limite de 1000 visionamentos. Caso não alcancem o limite, retornam no dia seguinte às 12h00 e ficam até 22h00 ou o limite de visionamentos estabelecido.
Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais começam em seus horários e ficam até às 22h para início.
Na seção Marker 100, os filmes começam em seus horários e ficam até as 22h ou limite de 1000 visionamentos.
Caetano.doc – Tropicália, 9 de abril, às 15h e Narciso em Férias, 10 de abril, às 15h.
Assista também pelo celular ou pela Smart TV. Baixe o app da Looke na sua loja virtual.
Aqui você poderá conferir
Debates com diretores – longas brasileiros em competição – De 10 a 17 de abril.
Sesc em Casa de 11 a 18 de abril
Essa plataforma abrigará as seguintes Mostras:
O Estado das Coisas/ Foco Latino-Americano/ Homenagem a Ruy Guerra.
Limite de 2000 visionamentos, exceto Cantos da Repressão, com 1000 visionamentos
Master class Ruy Guerra – 13 de abril, às 11 horas.
Debates no Sesc 24 de Maio – de 14 a 16 de abril, sempre às 11 horas.
Spcine Play, de 8 de abril a 8 de maio.
Essa plataforma abrigará as seguintes Mostras: Caetano.doc; Homenagem a Ruy Guerra e O Estado das Coisas.
Caetano.Doc – Uma Noite em 67 e Coração Vagabundo, de 8 a 14 de abril.
O Estado das Coisas – Golpe de Ouro, de 8 a 22 de abril.
Itaú Cultural
18ª Conferência Internacional do Documentário – 07 e 08 de abril.
Canal Brasil, exclusivo na TV Paga
Caetano.Doc – Doces Bárbaros, 7 de abril, às 20h.
Para mais informações http://etudoverdade.com.br/