Quem me segue no Twitter ou instagram sabe que amo gatinhos e tenho uma boa quantidade deles (atualmente 21, castrados e sem acesso à rua), e que eles ganharam até um instagram próprio.
Talvez alguns de vocês não tenham conhecimento, mas música é algo que costuma ser eficiente para acalmar animais. Meus gatos estão acostumados desde pequenos e adoram ouvir música, é algo que os relaxa e isso é bem perceptível no dia-a-dia. Porém, um caso bem específico é o do Kaura, esse lindo aqui:
//www.instagram.com/embed.js
Provavelmente por conta dos traumas da infância, ele é um gatinho bem complicado. Devia ter uns dois meses, quando o encontramos chorando desesperadamente na rua, por fome e frio (era uma manhã de inverno), todo sujinho de lama (tinha chovido na noite anterior). Ele estava bem carente e chorava quando não havia ninguém por perto, então, durante à noite, a única forma de parar a choradeira e fazê-lo dormir, era deixar meu celular próximo a caminha dele, tocando baixinho.
No ano passado, o Kaura foi diagnosticado com uma condição chamada Síndrome da Caixa de Pandora, que começa como uma inflamação na bexiga, desencadeada por situações de stress (o Kaura, por exemplo, tem pavor de fogos, trovões), mas também pode provocar alterações neurológicas, endócrinas, imunológicas e até mesmo psíquicas. No caso dele, os sintomas se assemelham a depressão em humanos: apatia, falta de interesse em brincadeiras e nos amigos, falta de asseio e insônia.
Obviamente, ele foi levado ao veterinário e medicado, estando bem melhor agora, no entanto, não há cura e só o que se pode fazer é tentar evitar situações estressantes. Uma das medidas é colocar música sempre que sentimos ele agitado. Daí decidi compartilhar com vocês uma playlist de músicas favoritas do Kaurinha. Tem música clássica, que costumam já ser associadas a relaxamento, mas tem também, por exemplo, Alice in Chains, que não sei porque, mas juro que ele fica calminho quando escuta:
Resolvi fazer esse post também porque acho muito interessante como somos muito mais parecidos com os animais do que achamos. Da mesma forma que o Kaura, música também é muito importante quando estou ansiosa ou que me concentrar. Por exemplo, quando não estou escrevendo no CPR, trabalho coo revisora e redatora, e me sinto muito mais focada quando escuto música 🙂
Me contem se os bichinhos de vocês curtiram a playlist!