“Black Mamba”, single de Lia Kapp lançado hoje, dialoga mais uma vez com arquétipos animais em atmosfera obscura
Por Luc Slompo |
A cantora e compositora curitibana, Lia Kapp, divulga mais um lançamento imerso em águas densas e atmosfera dark. Black Mamba, que está sendo lançada hoje, dia 25/04, mescla synthwave e darkwave em um flerte com o doom metal, industrial e gothic rock. A canção aborda em sua letra reflexões sobre vingança, libertação e raiva, carregando a figura da cobra como o arquétipo animal que a representa e propõe um rastejar sonoro materializado em uma melodia lenta e misteriosa – gerando um clima denso e sinistro.
Lia Kapp é uma artista cuja música tem características pesadas desde os primeiros trabalhos, escritos aos 17 anos. Em 2015 lançou seu primeiro EP, Conflito, que aborda o início da depressão e conflitos de identidade. Este EP pavimentou caminhos para o álbum Metamorphösis, de 2018. No disco, a artista flerta pela primeira vez com guitarras e traz como inspiração o estilo trip hop, popularizado por bandas como Portishead e Massive Attack, para contar a história de três personagens: Lagarta, Borboleta e Conflito, utilizando o arquétipo do renascimento.
Por Fabielle Latski |
Já Black Mamba surgiu a partir de um desenho de cobra feito pela artista em 2019 e de reflexões sobre a expressão “brincar com a comida”, numa alusão ao ato de enganar alguém para conseguir o que se quer – como na história bíblica de Judite, que enganou um general para salvar sua cidade.
“Neste caso, enganar é libertar: enganar quem te prende para que você se liberte; fingir que as coisas estão sob o controle da outra pessoa, mas na verdade estão sob o seu. É também sobre não ser mais a ‘boa garota’, sobre não se deixar enganar por quem não te quer bem, sobre perceber a maldade nos outros e ‘sair por cima’”, comenta Lia.
Criada pela artista Gav, a arte da capa é uma ilustração inédita, feita exclusivamente para o single, que carrega no olhar da personagem a tensão e a raiva que são exploradas na canção. Como referências sonoras, Black Mamba traz em si genes de Nine Inch Nails, Depeche Mode, Billie Eilish, SubRosa, Jupiterian, Chelsea Wolfe e Doja Cat, numa fusão única que cria o clima particular da sonoridade de Lia Kapp.
Por GAV |
Junto da composição do novo single foram surgindo as imagens do videoclipe (com previsão de lançamento para agosto deste ano), com a escrita do roteiro acontecendo simultaneamente – a canção influenciando o videoclipe e vice-versa, o que já faz parte do processo criativo da artista que escreve suas letras evocando imagens que são transformadas em roteiros, e roteiros que trazem sentimentos complementares à música.
Por Fabielle Latski |
Black Mamba já está disponível em todas as plataformas de streaming e tem festa de lançamento amanhã, dia 26/04, no Janaíno Vegan, em Curitiba. Entrada gratuita.
Lia Kapp – Black Mamba
- Lançamento: 25/04/24
- Em todas as plataformas de streaming
Festa de lançamento Black Mamba
- Sexta, 26/04, a partir das 19h – Janaino Vegan
- Rua São Francisco, 50, Centro – Curitiba
- Entrada gratuita
Acompanhe Lia Kapp no Instagram
Cultura Pop A Rigor
site da irmandade Tinoco, composta por Marc, Dri e Dré
Me siga nas redes sociais: Twitter | Instragram | Facebook | YouTube | TikTok |