Diretor: Koichi Sakamoto.
Elenco: Taiki Yamazaki, Sakurako Okubo, Yosuke Kishimi,Yuma Ishigaki
Japão, 2018
Pode chamar também de Guerrinha Civil
Você foi um daqueles que se empolgou com o finalzinho de Gavan vs Dekaranger, onde aparecia uma porrada de heróis clássicos da Toei Company que poderiam ou não formar o vindouro Space Squad? Pois abaixe suas expectativas, seu nostálgico. Kyuranger vs Space Squad é na verdade um filminho dos Kyuranger (série da franquia Super Sentai de 2017) com participação especial dos Policiais do Espaço. Só isso. Nada de \”Vingadores da Toei\”.
A trama de Kyuranger vs Space Squad acontece 4 anos após a série de TV. A mando do ninja Dell-Star aquele mesmo só que não, Hammie / Chameleon Green rouba os artefatos Neo Kyutama para ressuscitar quatro vilões de séries anteriores da franquia Super Sentai que nunca foram exibidas no Brasil mas que provavelmente já viraram Power Rangers. O Presidente da Federação Espacial, Tsurugi Ohtori / Houou Soldier, declara Hammie procurada por todo o universo. Lucky / Shishi Red e mais alguns Kyurangers acreditam em Hammie e não aceitam a decisão de Tsurugi, dando inicio a uma versão pobre e menos inspirada de Capitão América- Guerra Civil. O Kyuranger nem briga com o Space Squad, como aponta o titulo enganoso, mas com o próprio Kyuranger.
Boa parte dos brasileiros se interessou por essa bagaça por causa da participação de um novo Jiraiya. Vale dizer que os dois segundos de Jaspion em Gavan vs Dekaranger honraram bem mais o personagem do que toda a participação do ninja de Togakure aqui. O novo Jiraiya nem é bem um personagem. Ele só está ali para passar as últimas noticias para os demais policiais do espaço e manter um portal aberto (poder que o antigo Jiraiya não tinha). O ninja Jiraiya da nova geração aparece no comecinho do filme (quem viu o trailer, viu tudo) e no finalzinho. Não escalaram nem um ator para interpretar sua identidade civil. O cara fica de armadura o tempo todo (hehehe). Provavelmente até quando vai ao banheiro.
Reza a lenda que o Jiraiya só tá aqui porque o ator Riki Miura (o novo Sharivan) largou dessa vida. Se a trama de Gavan vs Dekaranger girava em torno da mitologia de Jaspion, o mesmo não acontece com o ninja olimpíada. O Dell-Star não é o mesmo que enfrentou Jiraiya na série de 1988 (30 anos de Jiraiya, hein… Toei?) e parece não ter mais nenhum rancor em seu coração. Os dois novos personagens mal se falam.
\”Ain, mas o diretor falou que esse não é o Space Squad 2, mas o 1.5\”. Verdade, a produção parece ter sido feita só para os fãs da série Kyuranger mesmo, mas o fato do foco ser na equipe de coloridos não é desculpa para a displicência com que os demais personagens são tratados. Bons personagens coadjuvantes são sempre necessários. Ao contrário de Gavan vs Dekaranger, Kyuranger vs Space Squad não funciona sozinho e parece uma salada de personagens. Para piorar, as lutas são bem mais ou menos e a trama é bem forçada, sendo difícil até engolir a reviravolta final. Como o novo Jiraiya não pode nem ser chamado de personagem ainda, o pior em cena é o novo Shaider. Tão irritante, que chega a dar saudades do inexpressivo herói original. Ao contrário do novo Macgaren, o novo Dell-Star é bem merdão e jamais seria uma ameaça para o homem de 2.300 anos original.
Seguindo a receita Marvel, temos duas cenas pós-créditos. Em uma delas, aparece um clássico herói de uma clássica série exibida nos anos 90 pela Manchete.
Mas Kyuranger vs Space Squad é tão broxante que nem isso me animou. Afinal. não sabemos exatamente se teremos mesmo um filme do Space Squad no futuro ou… um Lupinranger Vs Patranger Vs Space Squad!
Pra terminar, achei meio bosta o nome civil desse novo Jiraiya.
Touma Amagi?
Porra, Toei