Antena Ligada: Repper Fiell

Espalhe!
No Antena Ligada trago o Repper Fiell direto do Santa Marta no Rio de Janeiro. Ele canta o Hip Hop para conscientização e discussão social e política. Faz uma arte revolucionária.
 
 
Fiell ou Emerson Cláudio Nascimento dos Santos tem 34 anos, neto de repentistas, morador do morro Santa Marta, ele lançou no ano passado “Pedagogia da Dominação”, seu terceiro álbum (os anteriores foram Mundo Cão de 2002 e Arbitro da Própria Vida de 2006). O seu trabalho se  inspira no educador Paulo Freire, que, entre muitos livros, escreveu em 1970 “Pedagogia do Oprimido”, que defende um método de ensino que não despreza o que os alunos conhecem. O conhecimento é construído em constante diálogo entre professor e discente.
 
Fiell considera que a musica e a arte em geral deve promover a educação. Deve propiciar às pessoas reflexão da realidade e o que acontece nela. Assim se forma o conhecimento e não através de uma educação de base opressora.
 
 
Em suas musicas ele critica exatamente o que constitui essa Pedagogia da Dominação. O Estado, o Capital, a arbitrariedade da polícia. O Santa Marta foi a primeira área a receber uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora. Em suas letras ele questiona essa ideia passada pela mídia de que as UPPs estão levando a paz a todas essas comunidades. Os casos de opressão e abuso são vários. Ele mesmo juntamente com sua esposa, que é pedagoga já foi preso após um show.
 
Eu já assisti o Repper Fiell em duas apresentações seguidas de debates sobre direitos humanos para Pré-Vestibulares Populares. O seu CD é um ótimo material para usar em aula. Discutir com os estudantes o quanto a tão falada violência que vivemos é um produto do capital e do Estado para oprimir ainda mais as populações de baixa renda.
 
Assim, Fiell segue participando de debates em vários espaços. Ele participa ainda do coletivo Visão da Favela, lançou um livro e tem uma grife, a Movimente-se. Tudo de forma independente. Seu objetivo não é ficar rico, lógico ou não falaria desses temas, e sim viver da arte que ele gosta e contribuir com a emancipação dos jovens pobres.
 
 
Para conhecer melhor o Repper Fiel:
 
 
 
 
Trago agora um pouco dos seus vídeos:
 
 
 

0 thoughts on “Antena Ligada: Repper Fiell

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *