O Dré já falou da Baby Lixo em um Antena Ligada e agora eles acabam de lançar seu primeiro EP, Bon Appetit, Sucuri, que reúne sete canções do compositor e produtor Heitor Dantas, concebidas entre 2007 e 2011.
A Baby Lixo mandou para o CPR uma cópia do álbum e eu já ouvi e curti bastante. O som dos caras passa longe do Pop/Rock corriqueiro das FMs, trazendo uma mistura de sonoridades do Rock, da música popular e influências literárias, tudo isso em um projeto gráfico bem bacana.
Músico experiente e compositor de formação acadêmica da Escola de Música da UFBA, Heitor tinha vontade de retomar a linha criativa desenvolvida por sua antiga banda, a Dorothy, onde atuou entre o final dos anos 90 e início dos 2000:
“O grupo trabalhava com a desconstrução da canção popular, pensando a estrutura lírico-musical com a mesma liberdade que um compositor orquestral, um sound designer ou um engenheiro de mixagem\”, explica
Com 5 discos já lançados, além de participações em trabalhos de outros músicos e bandas, Heitor vem trabalhando com trilhas sonoras e produção musical. À principio, depois de escolher 6 das músicas compostas (a faixa Menino Tempo foi incluída posteriormente), Heitor passou o ano de 2012 se dedicando a pré-produção do material, todo gravado em casa. Em dezembro do mesmo ano, o EP começou a ser produzido. A co-produção do álbum é de Jorge Solovera. A escolha deste veio naturalmente, já que ele e Heitor já tinham afinidades que vinham de projetos musicais anteriores.
“Pela multiplicidade de gêneros presentes no seu currículo, o produtor foi ideal para entender o conceito de fragmentação/desconstrução proposto pelos arranjos” conta.
Vozes, coro, percussão, cordas e metais foram gravados no Estúdio Base, que apoiou o projeto. Assim como as baterias, executadas pelo experiente Mauro Tahin. Baixos e guitarras foram gravadas pelo próprio Heitor no Estúdio Assim Sim, de Jorge Solovera. Acabada a gravação, foram ainda adicionadas às faixas recortes de seriados e desenhos de tv, além de barulhos e efeitos advindos de diversos bancos de som, usados por Heitor em trabalhos de publicidade. O disco foi mixado e masterizado entre final de 2013 e começo de 2014 por Jorge Solovera em seu estúdio e a arte gráfica é de Glauber Guimarães. O EP conta com participações de Ronei Jorge, Mateus Dantas, Orlando Pinho e Eduardo César.
Mesmo antes de ser mixado, o trabalho foi inscrito em algumas premiações, tendo participado com duas músicas (Singulário e Henry Miller Foi Mendigo) da Mostra Sesc de Música 2013 e da coletânea on line Bootleg 13´ do site Outros Críticos.
Bon Appetit, Sucuri foi lançado no dia 19 de julho de 2014, com um pocket show no Café da Walter (Salvador/BA), contando com a participação de Nancy Viégas (Radiola), Tuzé de Abreu, Uru Pereira e Grupo Sotakes. As músicas do EP foram acompanhadas pelo grupo instrumental Tentrio, formado por Thiago Jende (bateria), Eduardo César (guitarra) e João Marques (baixo).
Tracklist do álbum
01. Singulário
02. A Cabeça do Óbvio
03. Mundonela
04. Menino Tempo
05. Henry Miller Foi Mendigo
06. De Dentro da Paisagem
07. A Alma das Coisas
Para conhecer melhor o Baby Lixo e Heitor Dantas acessem também: