O fim do ano está chegando, e com ele é hora de começar aquelas listinhas de melhores. Que tal iniciar com música?
Álbuns Favoritos de 2024
Os álbuns de 2024, meus 10 favoritos do ano, seguidos por mais 20 destaques, sem ordem específica.
01. C,XOXO – Camila Cabello
O novo álbum da cubana me conquistou por completo. Tudo começou quando assisti ao clipe de I Luv It, que se tornou minha música chiclete de 2024. Depois veio o álbum, trazendo uma vibe que me lembrou o clima caótico e vibrante de Spring Breakers. Camila se afastou do pop tradicional Bam Bam para explorar territórios mais ousados, flertando com o hyperpop, hip-hop, reggaeton e o escambau. Uma mistura de referências que deu gosto de ouvir.
Como acontece com todo trabalho que busca uma reinvenção ousada, C,XOXO dividiu opiniões. Mas, para mim, essa busca por inovação é louvável e só reforça que Camila não é uma artista acomodada, tem capacidade de se reinventar. Espero que o próximo trabalho solidifique essa impressão.
02. Charm – Clairo
O terceiro álbum de Clairo é uma lindeza. Com sua voz doce e delicada, ela canta desejo e momentos de intimidade, com uma baita profundidade emocional. Tudo embalado por uma estética com influências do soft rock setentista, criando um trabalho tão confortável quanto fascinante. E Juna tem um dos videoclipes mais memoráveis do ano: Clairo cantando suavemente enquanto rola uma exibição de luta livre. Genial.
03. Songs of a Lost World – The Cure
Após 16 anos de silêncio, o tão aguardado retorno do The Cure não decepcionou. Composto por oito faixas, o álbum prova que a banda ainda tem muito a dizer, mergulhando com maestria em temas como mortalidade, luto e reflexão. Tudo isso vem acompanhado daquela sonoridade característica, com uma atmosfera densa e envolvente. And Nothing Is Forever seria cinema se tivesse imagens.
04. AFTERCARE – Nessa Barrett
AFTERCARE é o segundo álbum da princesinha do dark pop e mostra maturidade artística e personalidade que falta a muitas artistas da mesma faixa. Suas músicas são sombrias e dançantes, com batidas irresistíveis que capturam a atenção. O vocal suave de Barrett equilibra perfeitamente vulnerabilidade emocional e sensualidade. Cativante.
05. Keep Me Fed – The Warning
Keep Me Fed, o quarto álbum das mexicanas, é uma explosão de energia, alternando com maestria entre momentos suaves e intensos. Qué Más Quieres é uma delicia.
O restante do top:
Mais 20 lançamentos que favoritei em 2024
Fire – Kittie
Marca o retorno da banda canadense após 13 anos de hiato. Como nos últimos trabalhos, o nu metal cedeu espaço para um metal mais tradicional. Os vocais agressivos e melódicos de Morgan Lander continuam insuperáveis, assim como a sonoridade poderosa da banda.
Negative Spaces – Poppy
Orgy of the Damned – Slash
Little Rope – Sleater-Kinney
Soft – BONES UK
Short n’ Sweet – Sabrina Carpenter
Kissing Death – MOTHICA
Cacophony – Paris Paloma
The Dream of Delphi – Bat For Lashes
All I Ever Want Is Everything – Blu DeTiger
Vicious Creature – Lauren Mayberry
My Method Actor – Nilüfer Yanya
Submarine – The Marías
The Last Resort – Holiday Sidewinder
GRASA – Nathy Peluso
Petrichor – 070 Shake
All Born Screaming – St. Vincent
Mirror Starts Moving Without Me – Pom Pom Squad
The Great Impersonator – Halsey
She Reaches Out to She Reaches Out to She – Chelsea Wolfe
A Novidade de 2024
Um dos efeitos daquela pandemia pela qual passamos foi que comecei a procurar mais artistas novos, e o YouTube tem sido ótimo nesse sentido. O algoritmo deles me entende melhor do que o do Spotify. Por exemplo, em 2024, provavelmente por ter assistido repetidamente o visualizer de New Way Out da Poppy, ele me sugeriu Vana, que mistura vocais que vão do delicado ao hardcore, com a sensualidade e coreografias do pop. Ela lançou TRIAL & TERROR, um EP de seis faixas que recomendo fortemente para quem curte vocais femininos gritados e sexies.
Como foi meu 20024 no You Tube
E no Spotify
Videoclipes Favoritos de 2024
O melhor videoclipe do ano: Andromeda, onde Weyes Blood embarca em uma viagem pelo espaço e ainda faz uma homenagem a um momento clássico de Chapolin, risos.
Aqui está a playlist anual com os 50 videoclipes favoritos
A playlist com as 50 músicas favoritas (uma por artista)
Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios, não necessariamente nessa ordem