Cantora, compositora, produtora e diretora, Caroline Polachek é uma artista com carisma de estrela pop, mas a preocupação estética de cineasta. Ou diretora teatral. O que fica evidente em seus videoclipes.
Chairlift e Ramona Lisa
Enquanto estudava na Universidade do Colorado, Caroline criou a banda Chairlift, ao lado do colega de faculdade Aaron Pfenning, e mais tarde, Patrick Wimberly. Chairlift é muito bacana (inclusive os vídeos), mas é assunto para outro post.
Entre o segundo e terceiro álbum do Chairlift, em 2014, Caroline lançou seu primeiro álbum solo, Arcadia, usando, contudo, alter ego de Ramona Lisa. Além de compor para outros artistas, incluindo Beyoncé. Ela é co-autora e produtora da faixa No Angel, também de 2014. Aliás, parando para analisar a música, cantada quase que todo o tempo em um registro agudo, lembra as músicas de Caroline.
Álbum instrumental
Em 2017, depois da separação do Chairlift, como a própria Caroline Polachek contou em uma entrevista ao The Guardian, sua vida parecia ter se desetruturada e, portanto, ela decidiu que iria “tentar um pouco de tudo”.
Dessa forma, ela lançou Drawing The Target Around The Arrow, usando outro alter ego, CEP, que não tem nada a ver com os Correios, mas sim são as iniciais de seu nome. O álbum instrumental lembra a trilha sonora de filmes de horror dos anos 60/70. Também em 2017, Caroline colaborou na faixa Tears e ajudou na composição de Delicious, ambas de Charli XCX.
Finalmente, Caroline Polachek
No mesmo ano, Caroline estava em Los Angeles com o produtor Danny L Harle, com a intenção de compor músicas que pudessem ser vendidas para outros artistas. No entanto, depois de experimentar uns cogumelos que não eram shitakes, teve uma epifania:
“O que eu faço com o meu tempo agora realmente vai determinar o que vai acontecer em seguida. Eu não deveria estar gastando meu tempo com coisas que eu não me importo de verdade.”
Ela explicou ao The Guardian.
Dessa maneira, Caroline desistiu da ideia inicial, e começou a compor, junto a Harle, começando o que viria a ser o álbum Pang, o primeiro álbum sob seu próprio nome. Em outubro de 2019, Pang foi lançado, sendo bastante elogiado pela crítica especializada. De lá pra cá, ela também colaborou com Christine and the Queens e Hayley Williams.
Agora que a gente conhece um pouco mais sobre a Caroline, vamos conferir os videoclipes dela (ela é co-diretora de todos), que são visualmente muito ricos e meio que conversam entre si. Por exemplo, posso adiantar que clima onírico e referências ao teatro são constantes:
Arcadia (2014)
Direção: Caroline Polachek e Ross Menuez
Arcádia é o nome da província grega convertida em cidade ou país imaginário, onde reina a simplicidade e a harmonia, conceito utilizado por poetas, principalmente dos períodos renascentista e romântico. Se você se lembra das suas aulas de literatura do ensino médio, os poetas do período árcade escreviam sobre a natureza e as pessoas do campo, “escapando” assim das cidades modernas em que viviam.
Assim sendo, Arcadia segue essa tradição e fala em fugir dos carros, da cidade. A canção tem samples de sinos e um ar de música folclórica. O vídeo traduz bem essa atmosfera; logo de inicio vemos imagens de uma grande cidade, em preto e branco ou sépia, intercaladas com imagens de acodes em algum software de edição de som e imagens de plantas e insetos. Ao longo do vídeo, essas imagens da natureza vão ganhando cores ainda mais vivas, com muito verde e marrom. Enquanto isso, Caroline canta sob uma iluminação que remete ao nascer do sol, ao lado de uma mini coluna grega. Vale lembrar que os poetas árcades também tinham grande fascinação pela cultura greco-romana
Dominic
(não encontrei os créditos desse vídeos)
Não encontrei nenhuma entrevista da Caroline falando dessa fase dela, mas Dominic me parece uma sequencia de Arcadia ou, pelo menos, conversa bastante com o vídeo anterior.
Dessa vez, a letra fala de uma relação fadada ao fracasso, mas enfatiza que o importante é aproveitar os bons momentos. Os versos associam esses bons momentos a estar próxima da natureza, em atos como se deitar na grama ou caminhar na praia. Lembrando que os poetas árcades também eram adeptos do “carpe diem”. O vídeo, assim como Arcadia, é bem verde, do belíssimo lago em que foi filmado às roupas de Caroline.
Door (2019)
Direção: Caroline Polachek e Matt Copson
Os três vídeos, até o momento, de Pang tem em comum a estética de cenário teatral. Dessa forma, no início do vídeo de Door, vemos a cantora através de uma janela. Ela está em um telhado, com roupas que remetem a uma colegial, olhando para as estrelas. Iluminada pela luz da lua, ela poderia ser uma personagem de algum filme gótico. Alias, os grandes portões da casa também tem algo de gótico.
A música fala de solidão, e o vídeo traduz isso mostrando apenas Caroline e seus dois cães enormes vagando em uma mansão vazia. De resto o vídeo mergulha em um mundo surreal de portais e espelhos.
Ocean Of Tears (2019)
Direção: Caroline Polachek, Matt Copson
Ocean of tears é uma música sobre a busca por amor, felicidade. Dessa forma, o vídeo cria uma metáfora com piratas e sua procura por tesouros misteriosos. O prêmio final pode não parecer tão distante, mas é preciso atravessar mares para chegar a ele. O visual teatral também está presente.
So Hot You\’re Hurting My Feelings (2019)
Direção: Caroline Polachek e Matt Copson
Em sua participação no canal Genius, Caroline explica que a música é sobre relações a distância e a saudade que isso implica. A musica fala também de como olhar fotos, é forma de matar as saudades, mas também piorá-la, daí o “tão quente (ou seja, gostoso [a]) que está ferindo meus sentimentos”. O vídeo é literalmente quente, pois traduz esse sentimento de saudade como dias passados no inferno, enquanto se faz uma dancinha divertida. Mas, uma vez o cenário lembra teatro e, nesse caso, o vermelho predomina.
Caroline Polachek é ótima compositora e dona de uma voz única. Claramente, ela também é uma daquelas artistas com uma visão muito particular sobre como se expressar artisticamente. No aguardo dos próximos trabalhos.
Assine nossa newsletter!