Review: Fazendo o que aqui?, de Marcos Kawall

Fazendo o que aqui?

Autor: Marcos Kawall

Chiado Editora, 2017

O livro Fazendo o que aqui? (lançado pela Editora Chiado, parte da Coleção Viagens na Ficção, em 2017), é inspirado na própria vivência do escritor e fotógrafo Marcos Kawall, que transformou suas férias escolares em narrativas de ficção, com tom documental, levando o leitor a um passeio pelo centro-oeste do Brasil.

Nos anos 70, três primos, Vinicius, Felipe e Eduardo, adolescentes de São Paulo, passam as férias escolares conhecendo fazendas de familiares no centro-oeste, em m período, como vocês bem sabem de ditadura militar e política de expansão das fronteiras agrícolas do governo militar.

A narrativa dá alguns saltos temporais, de um período de férias a outro, focando principalmente em Vinicius e acompanhando um pouco de seu crescimento, de menino a adolescente já interessado em estudar medicina veterinária.

Através do olhar  do menino, o autor revela a vegetação, as diferenças culturais, com dias começando e terminando mais cedo, a falta da energia elétrica para ler gibis, as viagens de trem de passageiros, estradas esburacadas e aventuras que incluíram, por exemplo, a tentativa de levar para casa um filhote de jaguatirica.

​​No livro, Kawall mescla o tom de aventura infanto-juvenil com o documental, se saindo melhor nesse último, trazendo reflexões sobre a política expansionista promovida pelo governo militar brasileiro, um modelo pouco sustentável em termos de preservação ambiental. A narrativa fala dos garimpos, caçadas, os grileiros e como a construção de estradas não foi acompanhada de outras melhorias para viabilizar a vida das pessoas que partiram para o interior do país, como hospitais e escolas.

\"\"

Mais sobre o livro e o autor no site da Chiado Editora

//www.instagram.com/embed.js

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Rolar para cima