Review – Maria Bacana: A Vida Boa Que Tem Os Dias Que Brincam Leves
Recebi há algumas semanas o novo CD da Maria Bacana, banda oriunda de Salvador – BA, que o produziu após lançar um projeto de financiamento coletivo no Catarse, que divulgamos aqui.
\”A Vida Boa Que Tem Os Dias Que Brincam Leves\” dá nome ao álbum e é em parte o título de uma das 14 faixas. Esse é o segundo disco da Maria Bacana, o primeiro foi de 1997, e a banda na época fez vários shows, teve videoclipes veiculados na MTV, etc. mas, por vários motivos a banda acabou. A ideia agora foi uma reunião para comemorar vinte anos daquele trabalho, o que acabou gerando um disco novo com musicas inéditas.
A banda mantém a qualidade e o estilo que tinham nos anos noventa, mas não soam como datados. Essa, alás, era uma grande preocupação da banda quando começaram os trabalhos para que o álbum saísse. Que não acabasse sendo simplesmente um retorno com sabor de requentado. A banda formada por André L. R. Mendes no vocal, violão e guitarras, Lelê Marins no vocal e baixo e Macello Medeiros na bateria e percussão traz letras bastante liricas, boas melodias e guitarras com peso e distorção.
O disco já começa com uma balada rock de muita energia, \”Volta\”, sobre relacionamento. O amor de diversas formas é o tema de várias das letras, mas não o único. Há também musicas que refletem preocupação com o momento que o país vive e questões sociais como em \”Ai de mim se não fosse você\”, a faixa 12, na qual a banda faz referência a \”Teatro dos vampiros\” da Legião Urbana.
Em faixas como \”Ego e Poeira\” e \”Palmeiras ao vento\” André Mendes aborda a importância do dia a dia comum de cada um de nós como contraponto a conjuntura maior que atropela nossas vidas. As letras têm conteúdo e o som mostra uma evolução dos músicos ao longo desses 20 anos em riffs mais pesados e melodias bem construídas. O álbum se encontra disponível para download no site oficial www.mariabacana.com e e está nas diversas plataformas de streaming.
\”A Vida Boa Que Tem Os Dias Que Brincam Leves\” foi gravado nos Estúdios WR e produzido por Apú Tude (ex-Úteros em Fúria). Que esse novo disco dê fôlego para que a Maria Bacana continue por aí e venham novos trabalhos!
Para encerrar republicamos o vídeo clipe de \”Palmeiras ao Vento\” gravado e editado por André L. R. Mendes.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=F8UPjFm_gKs]