São muitos Lee\’s por aí na cultura pop. Aqui vou listar meus favoritos:
10 – Lee Meriwether
Miss América em 1955, Meriwether foi a doutora Ann McGregor no famoso seriado Túnel do Tempo. Ela está na lista porque foi também a segunda Mulher-Gato da clássica série de TV do Batman nos anos 60. Em verdade, ela participou apenas do longa-metragem para o cinema, substituindo a maravilhosa Julie Newmar, que foi passear por outros quintais. Muito gata.
9 – Lee Majors
Ficou famoso no papel de Steve Austin, o ciborgue que corria em câmera lenta no seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares. Depois estrelaria a série Duro na Queda, onde interpretava o dublê Colt Seavers. Foi casado com a pantera Farrah Fawcett e recentemente foi o pai do Ash na fabulosa série Ash vs Evil Dead. Groovy.
8 – Brandon Lee
Filho do lendário Bruce Lee, Brandon despontava no cinema de ação no começo dos anos 90. Foi parceiro de Dolph Lundgren na pequena obra-prima do cinema brucutu chamada Massacre no Bairro Japonês e depois estrelava Rajada de Fogo e O Corvo. Infelizmente morreu nas filmagens desse último, que virou cult e que até hoje Hollywood tenta fazer remake e não consegue.
7- Lee Van Cleef
Lee Van Cleef sempre foi o cara durão em centenas de faroestes feitos entre os anos 60 e 70 como Por uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito e A Morte Anda a Cavalo. Antes disso já tinha aparecido em Matar ou Morrer, clássico dos anos 50, que você pode conferir na Netflix. Nos anos 80 estrelou a série de TV O Mestre, que tinha a gloriosa Demi Moore no elenco do filme piloto, que foi adaptado para o Tela Class do Hermes e Renato como Vovô é Foda.
6 – Tommy Lee Jones
Foi Homem de Preto com Will Smith, foi para o espaço com Clint Eastwood, perseguiu Harrison Ford, Wesley Snipes, Ashley Judd, Benicio Del Toro e Javier Bardem (esse ele já estava meio cansado), “enfrentou” Steven Seagal em A Força em Alerta (e até conseguiu “ferir” o astro com a expressão mais dura do cinema em uma briga de facas), foi o Duas-Caras cover de Coronga em Batman Eternamente e até pai do Brad Pitt.
5 – Stan Lee
Se não fosse Stan Lee (e também Jack Kirby) não teríamos os filmes genéricos Marvel que hoje levam os nerds ao delírio (que época). Lee salvou os quadrinhos com personagens como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e Hulk. Sempre que podia, aparecia em filmes como A Ambulância e Barrados no Shopping. Com o estouro de filmes de gibizinho a partir de 2000, a presença de Lee ficou ainda mais frequente nas telas dos cinemas com as pontinhas que fazia em quase todo filme com algum personagem da “Casa das Ideias”.
4 – Spike Lee
Lee dirigiu filmes aclamados como Faça a Coisa Certa, Malcolm X, Mais e Melhores Blues, entre outros. Dirigiu também videoclipes (um deles com Michael Jackson no Brasil) e comerciais e foi nomeado recentemente presidente do júri do próximo Festival de Cannes.
3 – Jamie Lee Curtis
Filha de Tony Curtis e Janet Leigh, Jamie Lee estreou no cinema em 1978, no papel de Laurie Strode, no clássico Halloween de John Carpenter, tornando-se a mais notável rainha dos gritos do cinema de horror. Sexy simbol, ela participou ainda de comédias memoráveis como Trocando as Bolas, Um Peixe Chamado Wanda e True Lies.
2 – Christopher Lee
O vampirão da Hammer. Também foi monstro de Frankenstein, múmia e até Rasputin. Enfrentou 007 com sua pistola de ouro, encarou a lobislher Sybil Danning e foi vitima das traquinagens dos Gremlins. Ainda foi Saruman nas adaptações para o cinema da saga Senhor dos Anéis, Conde Dooku (ops, Dookan) em Star Wars e gravou uns disquinhos de metal.
1 – Bruce Lee
Lenda das artes marciais, Bruce popularizou o Kung Fu no ocidente ensinando-o a estrelas de Hollywood e estrelando filmes como A Fúria do Dragão, O Dragão Chinês e Operação Dragão. Imortalizou também o papel de Kato no seriado Besouro Verde. No ano passado, o filme Era uma Vez em Hollywood causou polêmica por colocar Brad Pitt enfrentando Lee de igual para igual como o Liverpool fez com o Flamengo. Calma pessoal, é a magia do cinema…
0.5 – Jim Lee
Editor e artista de quadrinhos, Jim desenhou Justiceiro, Tropa Alfa e X-Men na Marvel antes de fundar a Image Comics em 1992, junto com Todd Mcfarlane, Marc Silvestri, Eric Larsen, Jim Valentino e o mestre Rob Liefeld. Lá criou alguns mutantes genéricos como WildC.A.T.S, Gen13 e Stormwatch. Fez colaboração mais tarde com a Marvel no hediondo projeto Heróis Renascem, vendeu a Wildstorm para a DC e foi desenhar Batman e Superman para depois virar co-editor da editora do Coronga.