Quer dizer, vamos não, porque eu nunca fui, rs
Ontem vi um twitt da Michelle, do blog Michelle Das 5 às 7 e fiquei pensando…
Eu sou do tempo do auge dos blogs, né? Sdds Google Reader. Acompanhei uma galera que partiu pro Instagram e deixou os blogs de lado. O que tá rolando? Todo mundo voltando pros blogs.Voltem todos com os blogs e vamos ser saudáveis na internet.— M. (@michelledas5as7) April 13, 2023
Nós aqui no CPR mantivemos o blog como centro da nossa produção de conteúdo na internet, mesmo fazendo uso de outras ferramentas, como o podcast, os vídeos para o Youtube e os vídeos curtos do Tiktok e Reels. Rede social pra mim sempre foi divulgação e uma forma de interagir com amigos e leitores, não a plataforma principal de criação de conteúdo. No entanto, ao longo dos anos, vi muita gente deixar de lado os blogs e se dedicar exclusivamente às redes sociais.
Eu entendo o apelo, pudemos acompanhar o surgimento de influencers de diversos nichos nessas redes. Gente fazendo grana mesmo. Contudo o blog tem muitas vantagens em relação as redes e, também, nada impede você de continuar nelas, mantendo um blog.
A primeira vantagem que enxergo é você ter controle do que você publica, (a menos que esteja cometendo algum crime) você não terá seus textos apagados do dia para noite, como ocorre nas redes sociais, que curtem apagar post com palavrão, mas não veem problema em apologia ao Nazismo. No blog você sempre pode fazer o backup do seus textos e mudar de plataforma quando desejar.
Enquanto isso, as redes sociais seguem um ciclo de criação – popularização – decadência. Foi assim com o Orkut, com o Facebook e está acontecendo o mesmo com Twitter e Instagram. O Twitter com seu Twitter Blue, facilitação para que discursos de ódio corram solto, sobre o pretexto da “liberdade de expressão”, além do excesso de anúncios e entrega precária dos conteúdos para os seguidores. O Intragram tem problemas semelhantes com anúncios, o fato da rede de fotos estar agora privilegiando conteúdo em vídeos, a timeline sem ordem cronológica… Enfim, sobram reclamações dos usuários e em breve as duas redes se tornaram cemitérios e a galera migrará para outra plataforma. Dessa forma, seja encerrando atividades de vez ou deixando de ser usada, as redes não são canais confiáveis. Até porque nem sempre os seguidores de uma rede são transferidos para outra. Por exemplo, no CPR nós temos mais seguidores no Twtter do que no instragram.
O que me leva a outra vantagem do blog: se o leitor assina seu feed ou visita com frequência, você não depende da boa vontade do algoritmo para entregar seu conteúdo.
Outra coisa é que, em geral, os números em redes sociais são ilusórios. Quantos dos seguidores no Twitter ou no Instragram realmente leem os textos, assistem aos vídeos ou ouvem os podcasts? Ao menos interagem de alguma forma? Tem uma galera só somando número. Inclusive, muita gente fica obcecada por ter mais views, aumentar o alcance, que chega a ser irritante. Outro dia, um podcast que não vou dizer o nome, me marcou em postagens no Instagram. Um perfil que não me segue, de um tema que não tem nada a ver o CPR. Nem um oi nem nada, foi marcando só para tentar ampliar seu engajamento. Fui obrigada a bloquear.
Há uns anos atrás, quando as pessoas usavam mais blogs, a interação era muito maior, porque todo muito procurava ler mais outros blogs e comentar, era uma forma de se divulgar, mas também era assim que as amizades surgiam. Em rede social, boa parte do tempo, parece um bando de gente falando sozinha.
Se minha opinião vale alguma coisa: tenha um blog. Use as redes sociais, se você quiser, mas tenha blogs. Você faz vídeo: tenha um blog e cole seus vídeos por lá. Tem podcast: idem. Você pode pagar um domínio e hospedagem e ter um site wordpress, que tem vários recursos bacanas, ou pagar um domínio e criar um site no Blogger, ou ainda não pagar dominio nenhum e ter um endereço wordpress.com (tem limitações) ou blogspot (sem limitações, pode postar para o infinito e além). E essas são só as plataformas que eu já usei, mas sei que tem outras por aí. Pesquise e escolha uma que lhe sirva. Mas, não custa repetir: TENHA BLOG.