Na madrugada desta terça-feira (15), o controverso fórum online 4chan sofreu um suposto ataque hacker, resultando em instabilidade e inacessibilidade do site para milhares de usuários. Relatos indicam que dados sensíveis, incluindo e-mails de moderadores e o código-fonte do site, podem ter sido comprometidos.
Usuários de plataformas rivais, como Discord e Reddit, especulam que o ataque foi coordenado por grupos concorrentes. Há alegações de que o 4chan operava com uma versão desatualizada do PHP, o que teria facilitado a invasão. Além disso, surgiram rumores de que e-mails com domínios “.gov” estariam entre os dados vazados, embora essas informações não tenham sido confirmadas.
O que é o 4chan?
O 4chan, fundado em 2003, é conhecido por abrigar conteúdo anônimo e, frequentemente, controverso ou mesmo criminosos. O fórum já esteve envolvido em diversas polêmicas, incluindo o vazamento de fotos íntimas de celebridades em 2014. Dividido em subfóruns, no site é póssível encontrar espaços para discutir diversos temas que vão desde cultura pop até política, muitas vezes ultrapassando os limites do aceitável. Conteúdo misógino, racista, xenofobico, homofóbico pode ser emcontrado facilmente.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o ataque, e as autoridades não se pronunciaram sobre possíveis investigações. Dada a natureza anônima e descentralizada do 4chan, é incerto se medidas legais serão tomadas.

site da irmandade Tinoco, composta por Marc, Dri e Dré