Podcast Conversa Fiada Matou Carambola
Nesse episódio comentamos os dois empates do lagarto radioativo e o gorilão: King Kong vs. Godzilla, de 1962, e Godzilla vs Kong, de 2021.
Participaram deste episódio
@MarcTinoco
@DriTinoco
SIGA O CPR
No Twitter @CulturaPopRigor
No Instagram @cultura_pop_a_rigor
Curta no Facebook
ASSINE O FEED
CONHEÇA NOSSA LOJA
Receba as novidades por email
Transcrição do episódio:
1
00:00:12,099 –> 00:00:15,160
Abertura
2
00:00:15,160 –> 00:00:18,220
shhhhhh
3
00:00:18,220 –> 00:00:22,329
CFMC no Cinema
4
00:00:22,329 –> 00:00:48,699
[Marc] Fala, galera! estamos começando mais
uma edição do CFMC no Cinema. Eu sou o Marc.
5
00:00:48,699 –> 00:00:54,140
[Dri] Eu sou a Dri.
[Marc] E hoje nós vamos falar das duas versões
6
00:00:54,140 –> 00:01:08,020
de King Kong versus Godzilla, a primeira realizada
no Japão pela Toho, em 1962 e a segunda,
7
00:01:08,020 –> 00:01:30,369
mais recente, em 2021, dirigida pelo Adam
Wingard e que faz parte aí do Monster verse
8
00:01:30,369 –> 00:01:55,060
da Legendary. Vamos lá. Vamos começar então
com King Kong versus Godzilla, dirigido por
9
00:01:55,060 –> 00:02:04,600
Ishiro Honda, com efeitos especiais de Eiji
Tsuburaya. Tsuburaya! Destaco esse Tsuburaya
10
00:02:04,600 –> 00:02:13,840
aí, que esse também é o cara que mais tarde
vai nos dar Ultraman, o super-herói mais
11
00:02:13,840 –> 00:02:22,220
conhecido do Japão, praticamente o Superman
de lá e ele é o responsável pelos efeitos
12
00:02:22,220 –> 00:02:30,840
especiais de vários dos filmes dessa época.
O Ishiro Honda ele dirigiu o primeiro filme
13
00:02:30,840 –> 00:02:37,750
do Godzilla, o Godzilla clássico lá de 1954.
É bom frisar que esse King Kong versus Godzilla
14
00:02:37,750 –> 00:02:47,580
é apenas a terceiro filme com a presença
do lagarto radioativo gigante. Antes, exatamente,
15
00:02:47,580 –> 00:02:57,700
o clássico de 1964 e, depois, sua sequência
em 1955: Godzilla Contra Ataca. Então, levou
16
00:02:57,700 –> 00:03:07,130
um bom tempo até ter outro filme. Foram sete
anos, e a partir daí que foi direto, né?
17
00:03:07,130 –> 00:03:14,040
Hoje tem mais de 30 filmes. [Dri] Acho que
antigamente não tinha tanto essa coisa assim
18
00:03:14,040 –> 00:03:23,902
de franquia, né? Tipo, uma coisa faz sucesso,
aí no máximo uns dois anos depois tem que
19
00:03:23,902 –> 00:03:32,730
ter outro filme. Depois que começa essa produção
em massa, fábrica de filme do Godzilla. [Marc]
20
00:03:32,730 –> 00:03:45,900
Godzilla versus Mothra, o que aparece o King
Ghidorah, são do mesmo ano, se não me engano.
21
00:03:45,900 –> 00:04:03,010
Bom, mas então, o King Kong versus Godzilla
é diferente dos dois filmes anteriores. O
22
00:04:03,010 –> 00:04:13,730
Godzilla original é praticamente drama pós-guerra
com a lagarto gigante, é uma sensação de
23
00:04:13,730 –> 00:04:18,810
catástrofe. [Dri] Tem todo o peso do momento
pós-bomba atômica, percebe-se isso muito.
24
00:04:18,810 –> 00:04:32,850
O clima é bem dramático, bem sério. [Marc]
E sequência de 55 vai pelo mesmo caminho,
25
00:04:32,850 –> 00:04:44,470
ainda é uma abordagem bem séria, né? Já
esse filme de 62, ele é o primeiro a enveredar
26
00:04:44,470 –> 00:04:53,720
assim para o lado mais aventuresco, cômico,
às vezes bem involuntário, o humor é bem
27
00:04:53,720 –> 00:05:05,960
involuntário e depois seria a marca da maioria
dos filmes que vem depois, né? Apesar de
28
00:05:05,960 –> 00:05:15,400
Godzilla vs Mothra ser menos galhofa, mas
tem os elementos, né? Começa aqueles elementos
29
00:05:15,400 –> 00:05:25,690
mesmo dos \”versos\” dos Monstros brigadores.
Tem o Godzilla vs King Ghidorah, que tem Godzilla,
30
00:05:25,690 –> 00:05:34,710
Rodan e Mothra se unindo contra o King Ghidorah,
que Mothra está tentando convencer Godzilla
31
00:05:34,710 –> 00:05:43,970
e Rodan, que estavam brigando por nada, a
brigar contra o King Ghidorah. E aí segue,
32
00:05:43,970 –> 00:05:55,160
né? O Godzilla até praticamente se transforma
em Herói ali pela década de 70, até que
33
00:05:55,160 –> 00:06:06,520
nos anos 90 rolam umas refilmagens com o Godzilla
mais ameaçador, mais recentemente, tivemos
34
00:06:06,520 –> 00:06:21,160
também o Shin Godzilla [Dri] Que é um filme
sobre a burocracia [risos]
35
00:06:21,160 –> 00:06:32,620
[Marc] Mas então, King Kong vs Godzilla era
para ser mais atrativo para as crianças e
36
00:06:32,620 –> 00:06:44,520
o Ishiro Honda era meio que contra… O Ishiro
Honda achava que monstros não eram para ser
37
00:06:44,520 –> 00:06:54,230
engraçados. O Eiji Tsuburaya já discordava
um pouco, então, mesmo assim, ele [Ishiro
38
00:06:54,230 –> 00:07:02,580
Honda] dirigiu o filme e você vê assim aqui
aí você vê assim que é mais palhaçada,
39
00:07:02,580 –> 00:07:08,949
o filme não se leva muito a sério.
40
00:07:08,949 –> 00:07:22,580
Na trama, temos uma Indústria Farmacêutica
que patrocina programas televisivos e ela
41
00:07:22,580 –> 00:07:36,490
está preocupada com a audiência desses programas.
Então, ouvem falar na história de que existe
42
00:07:36,490 –> 00:07:44,620
uma ilha onde os nativos veneram um macaco
gigante. Então, o chefão dessa indústria
43
00:07:44,620 –> 00:07:51,530
tem a brilhante ideia de ir lá e capturar
o macaco gigante para ser garoto-propaganda
44
00:07:51,530 –> 00:07:58,120
e assim alavancar a audiência do programa.
Então, negócio interessante porque eu achava
45
00:07:58,120 –> 00:08:04,710
que as emissoras que tinham que correr atrás
de coisas para aumentar a audiência e não
46
00:08:04,710 –> 00:08:09,510
o patrocinador. [Dri] O patrocinador, acho
que ele só troca o que ele patrocina, se
47
00:08:09,510 –> 00:08:17,630
ele achar que não tá dando a visibilidade
que ele quer. [Marc] E mesmo assim, como você
48
00:08:17,630 –> 00:08:25,150
liga uma indústria farmacêutica… tendo
como garoto-propaganda um macaco gigante?
49
00:08:25,150 –> 00:08:28,330
[Dri] Por quê? [Marc] Por quê?
50
00:08:28,330 –> 00:08:35,240
Seria algo tipo Bolsonaro oferecendo Cloroquina
para a ema? Alguém correndo com o remédio
51
00:08:35,240 –> 00:08:46,411
atrás do macaco gigante. [Dri] Deve ser essa
mesma linha de Marketing. [Marc] Então esse
52
00:08:46,411 –> 00:08:56,309
chefão envia uma expedição de dois homens.
Sim, nós temos depois… depois mostra um
53
00:08:56,309 –> 00:09:10,259
barco lá, onde o Kong é levado e tal, mas
são dois caras que chegam à ilha para pegar
54
00:09:10,259 –> 00:09:19,920
o macaco. Eles são guiados por um outro camaradinha
lá e encontram esses nativos. Aliás, Dri,
55
00:09:19,920 –> 00:09:24,170
você poderia falar mais aí dos habitantes
da ilha. [Dri] Os nativos… [risos] os nativos
56
00:09:24,170 –> 00:09:34,629
são uma maravilha. Uma maravilha do blackface.
57
00:09:34,629 –> 00:09:47,139
Temos lá, vários orientais fantasiados de
africanos e, é aquela beleza… aqueles estereótipos.
58
00:09:47,139 –> 00:09:53,779
[Marc] Só faltou os beiços vermelhos de
Dragon Ball. [Dri] E aí aquela galera pintada
59
00:09:53,779 –> 00:10:03,110
de preto. [Marc] Pô, o guia deles é praticamente
um Zeca Pagodinho oriental. [Dri] Mas, é
60
00:10:03,110 –> 00:10:19,740
aquela parada, uma coisa da época ali. Se
aqui no Brasil, o black face para humor era
61
00:10:19,740 –> 00:10:29,259
normalizado até ali meados de 2000, ainda
ali no Zorra Total coisa e tal, ainda tinha
62
00:10:29,259 –> 00:10:39,800
personagem assim. Imagina lá nos anos 60,
no Japão. [Marc] Anos 60 mesmo você tem
63
00:10:39,800 –> 00:10:47,889
o Mickey Rooney em Bonequinha de luxo com
aquela caricatura de oriental [Dri] Igualmente
64
00:10:47,889 –> 00:11:03,680
bizarra. Então, assim, as coisas foram mudando
muito lentamente. [Marc] Aproveitando que
65
00:11:03,680 –> 00:11:15,639
eles chegaram na ilha para capturar o Kong,
eu acho que esse é o único filme que…
66
00:11:15,639 –> 00:11:25,209
dentro do filme, as pessoas chamam por King
Kong. Porque nas versões americanas ele é
67
00:11:25,209 –> 00:11:31,889
sempre chamado de Kong e nessas versões mais
recentes do monster verse até tiraram o King
68
00:11:31,889 –> 00:11:42,790
dos títulos. Mas no filme japonês, ele é
chamado de King Kong o tempo, é o nome dele.
69
00:11:42,790 –> 00:11:53,550
Nos filmes americanos, o Kong é praticamente
um Deus para os nativos, ele é chamado apenas
70
00:11:53,550 –> 00:11:58,999
de Kong [Dri] é, dentro do filme ele não
é chamado de King Kong. [Marc] Os próprios
71
00:11:58,999 –> 00:12:05,170
expedicionários ficam chamando ele o tempo
todo de King Kong, acho que é uma parada
72
00:12:05,170 –> 00:12:12,429
para contrabalançar com o Godzilla, o Deus
Zilla. Que, aliás, a gente ainda não falou
73
00:12:12,429 –> 00:12:20,490
dele. Mas, durante esse tempo aí ele tá
preso dentro de um iceberg, o que vale elogiar
74
00:12:20,490 –> 00:12:30,749
aqui, porque é a ligação entre os filmes
é respeitada. Porque no final do Godzilla
75
00:12:30,749 –> 00:12:40,709
Contra Ataca, ele é preso dentro do gelo,
começam a atirar lá umas pedras de gelo
76
00:12:40,709 –> 00:12:50,300
nele e nesse filme ele tá preso dentro de
um iceberg e, não, não é o Titanic que
77
00:12:50,300 –> 00:12:58,399
passa por ali e vai libertá-lo desse iceberg,
mas é um submarino nuclear americano que
78
00:12:58,399 –> 00:13:05,769
vai bater ali no iceberg e libertar o Godzilla
que então vai iniciar sua caminhada de destruição
79
00:13:05,769 –> 00:13:10,389
até encontrar o Kong.
80
00:13:10,389 –> 00:13:20,920
O nos leva de volta à Ilha: os dois cidadãos
tão ali para capturar o macaco gigante [Dri]
81
00:13:20,920 –> 00:13:30,540
Nenhuma deles é o Superman, não sei como
eles vão carregar o macaco [Marc] Então,
82
00:13:30,540 –> 00:13:40,220
eles fazem ali… aqueles clichês, né? Contato
com os nativos, que até são bem amistoso,
83
00:13:40,220 –> 00:13:50,199
são bem mais amistosos do que os da versão
americana, né? Tanto de 76 quanto no do Peter
84
00:13:50,199 –> 00:13:55,529
Jackson, que são praticamente Zumbis. No
do Peter Jackson acho que eles foram para
85
00:13:55,529 –> 00:14:02,519
na ilha do macaco-rato do Fome Animal.
86
00:14:02,519 –> 00:14:21,209
A primeira aparição do Kong é algo fantástico,
porque a vila é atacada por polvo gigante.
87
00:14:21,209 –> 00:14:33,379
Na versão de 76, ele briga com uma cobra
gigante, na versão de 33, tanto quanto a
88
00:14:33,379 –> 00:14:39,290
de 2006 têm dinossauros. Que inclusive, a
do Peter Jackson no momento quase que o filme
89
00:14:39,290 –> 00:14:50,660
vira Jurassic Park. Mas, nessa versão de
62, pelos japoneses, ele encara um polvo gigante,
90
00:14:50,660 –> 00:14:57,110
eu até demorei para assimilar porque geralmente
eu penso em polvo na água, né? [Dri] Não,
91
00:14:57,110 –> 00:15:03,660
ali é o polvo da terra [Marc] e ele se locomove…
[Dri] Ele se locomove pela terra, eles nem
92
00:15:03,660 –> 00:15:10,829
estão brigando perto d\’água, dentro da água
nem nada, o polvo vem se arrastando pela terra
93
00:15:10,829 –> 00:15:21,589
mesmo, numa luta magnífica [Marc] E aí surge
King Kong em todo o seu esplendor [Dri] mais
94
00:15:21,589 –> 00:15:27,290
ou menos [Marc] se engalfinhando com o polvo
gigante [Dri] Mais ou menos o esplendor, porque
95
00:15:27,290 –> 00:15:34,189
a fantasia do Kong é bem duvidosa, aliás,
a do Godzilla também [Marc] Mas, o Godzilla
96
00:15:34,189 –> 00:15:49,779
a gente fala depois, porque o Kong… o Kong
mais bonito [Dri] Sim, lindão, lindão, uma
97
00:15:49,779 –> 00:15:57,699
dentição perfeita, ele tem assim um sorriso
quase que permanente [Marc] um sorriso Colgate
98
00:15:57,699 –> 00:16:08,959
[Dri] Maravilhosa a fantasia [Marc] Os braços,
parece um boneco lango-lango. Sensacional.
99
00:16:08,959 –> 00:16:15,420
É você olhar para o King Kong, você já
tá rindo.
100
00:16:15,420 –> 00:16:26,490
[Dri] É aquela parada mesmo, eles fizeram
esse filme bem galhofa, aí fizeram essas
101
00:16:26,490 –> 00:16:34,559
fantasias… porque os japoneses já provaram
que podem fazer fantasias bem melhores [Marc]
102
00:16:34,559 –> 00:16:41,209
E com uma coisa assim que você pensa: \”ah,
baixo orçamento\”, mas aí você pensa: mas
103
00:16:41,209 –> 00:16:45,079
outros filmes tem fantasias melhores [Dri]
Eu acho que é proposital, até como eu falei,
104
00:16:45,079 –> 00:16:52,459
o Godzilla também tá com uma cara estranha
[Marc] Sim, a fantasia do Godzilla também
105
00:16:52,459 –> 00:16:57,529
tá meio esquisita, tem uma cara quase sorridente
[Dri] É, parece que ele tá sorridente, em
106
00:16:57,529 –> 00:17:06,439
vez de ameaçador e o King Kong também tem
uma cara de bobão, acho que é intencional
107
00:17:06,439 –> 00:17:18,750
mesmo [Marc] Então, o King Kong vence o povo
gigante e voltamos ao caso aqui da expedição
108
00:17:18,750 –> 00:17:26,209
que é levar o macaco, então como eles vão
fazer isso? Eles dão suco de frutas batizado
109
00:17:26,209 –> 00:17:35,320
por Kong beber [Dri] O Kong fica cheio de
cachaça, aí acaba dormindo
110
00:17:35,320 –> 00:17:48,419
[Marc] Aí depois prendem ele numa jangada
[Dri] Essa parada que eu gostaria que eles
111
00:17:48,419 –> 00:17:56,049
tivessem mostrado. Porque, assim, tem lá
o navio esperando para levar o Kong para o
112
00:17:56,049 –> 00:18:09,020
Japão, mas não queria que mostrasse como
os dois caras da expedição levaram o Kong
113
00:18:09,020 –> 00:18:21,100
para a jangada. Como essa galera arrastou
o Kong? [Marc] E você sabe que o King Kong
114
00:18:21,100 –> 00:18:29,410
japonês é maior que o americano, né? O
americano podia subir no Empire States, o
115
00:18:29,410 –> 00:18:36,750
Japonês é daquele tamanho típico do mostro
japonês, até porque ele vai confrontar o
116
00:18:36,750 –> 00:18:41,059
Godzilla. Se ele fosse ter a estatura dos
filmes americanos, o Godzilla dá um pisão
117
00:18:41,059 –> 00:18:57,380
nele e já era. Então, esse Kong ainda é
maior qe o do filme de 1933 e dos filmes americanos
118
00:18:57,380 –> 00:19:08,260
que vem depois. Mas, então, ele tá preso
na jangada, é levado no barco lá e, mais
119
00:19:08,260 –> 00:19:20,880
tarde, ele acaba liberto. O Godzilla tá tocando
o terror também e eles vão se encontrar,
120
00:19:20,880 –> 00:19:31,710
vão ter a primeira luta deles, que o Kong
sai meio avariado ali e o Godzilla tocando
121
00:19:31,710 –> 00:19:41,179
o terror. Então, finalmente os japoneses
vão ter a ideia de se livrar do Godzilla
122
00:19:41,179 –> 00:19:49,340
usando Kong, né? Então, novamente aí no
filme tem algumas referências ao de 33. O
123
00:19:49,340 –> 00:19:56,059
Kong pega uma japonesa sobe em cima do prédio
também. Nesse o Kong não tinha fraco só
124
00:19:56,059 –> 00:20:03,200
por loiras, até porque ia ser difícil encontrar
uma loira do filme. E então novamente eles
125
00:20:03,200 –> 00:20:12,010
derrubam o Kong e vão colocar o Kong no caminho
do Godzilla e esse é um outro grande momento
126
00:20:12,010 –> 00:20:20,149
do filme. Eu quero falar desse momento em
especial, que é como eles vão fazer isso,
127
00:20:20,149 –> 00:20:31,809
né? Eles vão amarrar o Godzilla com balões.
Assim, a ideia assim [Dri] Godzilla não [Meme do Fastão dizendo: ERROU]
128
00:20:31,809 –> 00:20:43,970
[Marc] eles vão amarrar o Kong com balões
Assim, né? A ideia é que é aqueles
129
00:20:43,970 –> 00:21:09,399
balões de gás, coisa e tal, mas ao longe assim a gente vê
o King Kong sendo erguido por balão de festa [Dri] Balões de aniversário, aí você fica: que porra de balão é esse?
130
00:21:09,399 –> 00:21:26,470
[Marc] Mas, japonês viaja muito, né? É sensacional essa sequencia. Então,
o Godzilla e o Kong tem sua luta final
131
00:21:26,470 –> 00:21:33,700
E vamos falar um pouco aí dessa luta
final, que é o grande fight do momento
132
00:21:33,700 –> 00:21:47,139
Quem é o mais poderoso?
O Godzilla… Eu sempre acho que não tem como o Kong vencer o Godzilla
133
00:21:47,139 –> 00:21:55,250
[Dri] não dá, só com roteirismo, Godzilla é um lagarto gigante com a pele quase
134
00:21:55,250 –> 00:21:57,330
impenetrável, que atira rajadas radioativas. Ele é radioativo. E o Kong? O Kong é um macaco gigante
135
00:21:57,330 –> 00:22:12,790
[Marc] Se tiver uma briga entre dois caras, eu sempre aposto no cara que solta rajada radioativo
136
00:22:12,790 –> 00:22:27,000
[Dri] O cara radioativo… pô, o macaco gigante não dá. [Marc] Macaco gigante só come banana
137
00:22:29,000 –> 00:22:38,710
[Marc] Mas claro que vai rolar um roteirismo, como a Dri falou e como ele vai ser, né?
138
00:22:38,710 –> 00:22:44,529
O Kong na luta contra o Gogzilla, ele
139
00:22:44,529 –> 00:22:56,769
Ele é eletrocutado por cabos de alta-tensão e se revela simplesmente o percursor
140
00:22:56,769 –> 00:23:06,009
do Branca do Street Fighter, ele começa a dar choquinho
Ele dá golpes
141
00:23:06,009 –> 00:23:19,779
com choquinhos no Godzilla e é assim que ele vence essa luta, né?Interessante que o filme é
142
00:23:19,779 –> 00:23:28,150
japonês, mas acho que na época o Godzilla ainda era considerado um vilão
143
00:23:28,150 –> 00:23:37,059
[Dri] como a gente falou, os filmes anteriores eram
bem mais sérios e tal, tinham na verdade cara de filme catástrofe
144
00:23:37,059 –> 00:23:42,960
Então, Godzilla era o mal que vinha trazendo destruição. Depois que o Godzilla meio que
145
00:23:42,960 –> 00:23:48,880
vai virando um anti-herói, mas acho que na época ele ainda era considerado vilão
146
00:23:48,880 –> 00:23:55,510
E aí o Kong que é o bonzinho, é só um macaco, é o herói do filme
147
00:23:55,510 –> 00:24:05,250
[Marc] Aí o Kong vence a luta, os dois caem no mar e apenas o Kong ressurge. Novamente fica a dúvida
148
00:24:05,250 –> 00:24:15,259
se o Godzilla está vivo ou morto, mas ele não volta aparecer… que, seguindo a linha
149
00:24:15,259 –> 00:24:28,850
cronológica o Kong e o Godzilla aparecem em muitos outros filmes
150
00:24:28,850 –> 00:24:42,259
King Kong vs Godzilla, um filme aquém dos outros dois anteriores, um filme que não se leva a sério
151
00:24:42,259 –> 00:24:55,610
que busca apenas divertir mesmo, que pretendia ser cômico
152
00:24:55,610 –> 00:25:03,990
Em muitos momentos, o humor involuntário toma conta, coisa até que você não vê acontecer nos outros filmes
153
00:25:03,990 –> 00:25:10,649
[Dri] Porque ele acaba sendo
mais engraçado pelo ridículo da situação
154
00:25:10,649 –> 00:25:21,059
do que necessariamente pelas piadas
do filme [Marc] Tem coisas ali, como
155
00:25:21,059 –> 00:25:27,320
falei, do King Kong erguido por balões que são coisas assim, ideias assim que você não
156
00:25:27,320 –> 00:25:34,409
vai ver nos outros filmes [Dri] Você vê que claramente ele foi feito para ser galhofa mesmo
157
00:25:34,409 –> 00:25:42,070
Então tem essas coisas que você obviamente não vai ver em nenhum outro filme do Godzilla
158
00:25:42,070 –> 00:25:51,360
Mesmo quando ele fica mais aventuresco, mas você não vai ver nada tão ridículo
159
00:25:51,360 –> 00:26:01,990
[Marc] Não é à toa que, poxa, virou meme na internet, tem várias gifs [Dri] Gifs do Kong pendurado no balão,
160
00:26:01,990 –> 00:26:09,160
o Kong enfiando uma árvore na boca do Godzilla… a árvore parece um brócolis gigante
161
00:26:09,160 –> 00:26:28,779
[Marc] Como seu brócolis. É um filme bom para ver com galera, rindo mesmo [Dri] É pra não levar a sério mesmo
162
00:26:28,779 –> 00:26:34,909
[Marc] de todos os filmes de Godzilla que vi, é o mais tosco
163
00:26:34,909 –> 00:26:47,340
Vamos falar agora da versão mais
recente, que é o quatro filme do Monsterverse
164
00:26:47,340 –> 00:27:00,680
criado pela Legendary em parceria com a Toho, iniciado em 2014, pelo primeiro filme
165
00:27:00,680 –> 00:27:09,740
que foi do Godzilla e depois tivemos
Godzilla, o Rei dos Monstros, e depois o Kong, Ilha da caveira
166
00:27:09,740 –> 00:27:25,330
e enfim, o encontro dos dois, que eu considero, assim, de longe, o melhor filme do monsterverse
167
00:27:25,330 –> 00:27:31,270
[Dri] De longe, é o melhor, até me surpreendeu, porque eu não dava nada por esse filme
168
00:27:31,270 –> 00:27:39,870
Porque, sinceramente, os anteriores são muito caídos. O primeiro Godzilla
169
00:27:39,870 –> 00:27:51,409
é chato para caramba, tudo escuro, não dá pra ver nada. [Marc] O Godzilla de 2014 parece um filme-catástrofe típico americano
170
00:27:51,409 –> 00:28:01,269
aqueles filmes: Terremoto e tal, que tem lá o Godzilla e aquela dupla de monstros fazendo
171
00:28:01,269 –> 00:28:09,400
a maior destruição, e ao mesmo tempo você tem um monte de personagem fazendo draminha [Dri] A parte central são os humanos
172
00:28:09,400 –> 00:28:19,280
Só que com dramas muito desiteressantes, os personagens não tem carisma nenhum
173
00:28:19,280 –> 00:28:34,220
[Marc] Você começa e tem a Juliette Binoche, que foi lá pegar uma graninha, aparece rapidinho no começo como a esposa do Walter White, ela se sacrifica logo no inicio
174
00:28:34,220 –> 00:28:48,070
Aí depois você tem o Walter White, ele é protagonista do filme por um tempo, até que entra o filho dele, interpretado pelo Kick Ass
175
00:28:48,070 –> 00:28:55,659
Aí o Walter White estica as canelas, aí fica no Kick Ass, que também é aquele clichê de personagem americano
176
00:28:55,659 –> 00:29:04,559
soldadinho americano e tal, aí ele tem a esposa, que a médica, trabalha no hospital
177
00:29:04,559 –> 00:29:26,509
E também e irmã dele lá no filme dos Vingadores [Dri] Aí o incesto [Marc] Wanda e Mercúrio
178
00:29:26,509 –> 00:29:38,490
É o filme bem escuro, né? [Dri] O Godzilla mal aparece e quando aparece você mal consegue enxergar [Marc] Mesmo na luta final
179
00:29:38,490 –> 00:29:56,809
[Dri] A briga com aqueles outros dois monstros, que são dois bucha, é muito sem graça são dois [Marc] O diretor desse filme é o
180
00:29:56,809 –> 00:29:59,167
Gareth Edwards, não confundir
com Gareth Evans, que é bem melhor. Esse é o diretor do Rogue One.
181
00:30:00,167 –> 00:30:13,167
[Dri] Por isso, que é um filme que uma galera gosta, mas [Marc] A galera gosta por causa dos 15 minutos finais com o Darth Vader, que talvez nem tenham sido dirigidos por ele, já que passou por refilmagens
182
00:30:13,200 –> 00:30:22,269
[Dri] Porque o filme em si, não é uma merda, mas é tão esquecível, que inclusive eu já esqueci mesmo o que acontece
183
00:30:22,269 –> 00:31:02,260
[Marc] A galera fica: \”nossa, os personagens morrem todos\” [Dri] mas tinha que morrer, isso aí eu já sabia antes de começar a assistir ao filme [Marc] Nenhum deles aparece no filme de 77. E Rogue já é um filme escuro, devagar pra caramba e o Godzilla dele é exatamente assim
184
00:31:02,260 –> 00:31:08,440
Aí em 2017ou 2016, sei lá, sai O Rei dos monstros que é bem pior, esse eu até esqueci o nome do diretor, Michael alguma coisa
185
00:31:08,440 –> 00:31:25,830
Ele traz os outros Monstros
né da série: o Rodan, Mothra, King Ghidorah
186
00:31:25,830 –> 00:31:39,880
E, pô, o filme é escuro, os efeitos especiais estão uma droga
187
00:31:39,880 –> 00:31:47,899
Não deu nem aquela coisa de: \”Nossa, é Mothra\”, de tão genéricos que eles estão
188
00:31:47,899 –> 00:32:02,529
[Dri] Eles tentam fazer como o filme do King Ghidorah, juntando os monstros, mas é tão genérico. Visualmente eles são sem graça e eles n
189
00:32:02,529 –> 00:32:09,169
No japonês, cada monstro tem sua personalidade, seu charme
190
00:32:09,169 –> 00:32:15,940
No americano, os monstros não tem personalidade nenhuma
[Marc]e os efeitos especiais são muito ruins
191
00:32:15,940 –> 00:32:22,370
os bichos ficam mudando de proporção o tempo inteiro. Tem uma hora que o Godzilla tá igual
192
00:32:22,370 –> 00:32:32,480
o jacaré naquele episódio de Pica-Pau
[Dri] Fiquei com uma cabecinha de nada [Marc] E o elenco humano
193
00:32:32,480 –> 00:32:49,269
também é um dos mais chatos que tem. Tem a Eleven do Strange Things [Dri] Só personagem chato. Já o do King Kong nem tem muita ligação
194
00:32:49,269 –> 00:32:56,940
Já que se passa antes, mas é só um filme esquecível.
195
00:32:56,940 –> 00:33:10,940
[Marc] Um filme que, sinceramente, eu não me lembro de nada
[Dri] Lembro que quando vi, não achei ruim, mas não é marcante
196
00:33:10,940 –> 00:33:20,049
[Marc] Apresentaram lá o macacão, ele é do tamanho do Godzilla, assim como acontece também na versão japonesa
197
00:33:22,919 –> 00:33:30,529
Enfim, não é um filme marcante, acho ele um pouco melhor que os dois do Godzilla
198
00:33:30,529 –> 00:33:37,620
[Dri] Pelo menos quando eu assisti, não fiquei, \”caraca, que saco\”
199
00:33:37,620 –> 00:33:49,999
mas também não é nada assim, que fique na memória, você esquece logo depois
200
00:33:49,999 –> 00:33:59,460
[Marc] Aí vem finalmente o Kong versus Godzilla, que é direção do Adam Wingard
201
00:33:59,460 –> 00:34:12,929
O Adam Wingard é amor e ódio. Tem uma galerinha, rapaziada da cinefilia vulgar que
202
00:34:12,929 –> 00:34:20,400
abraçou ele, mas tem uma galera
que não curte muito
203
00:34:20,400 –> 00:34:28,040
principalmente fãs de anime, né? Porque ele dirigiu o Death Note da Netflix
204
00:34:28,040 –> 00:34:35,550
Eu tenho pelo menos um filme dele que eu gosto bastante que é o Você é o próximo
205
00:34:35,550 –> 00:34:52,700
Acho bem bacana eu estilo dele, de humor num sangrento. Aí o outro dele, The Guest, acho okzinho
206
00:34:52,700 –> 00:35:04,510
e mesmo Death Note, eu não acho um bom filme, mas tá longe de ser a bomba que os fãs de anime falam
207
00:35:04,510 –> 00:35:17,320
Não é Dragon Ball Evolution. [Dri] Não é horrível como o pessoal fala [Marc] Eu inclusive acho que ele podia
208
00:35:17,320 –> 00:35:28,860
ter se soltado mais, ter feito mais galhofa… Então eu não sabia
209
00:35:28,860 –> 00:35:35,940
muito o que esperar desse Kong vs. Godzilla. Eu tinha esperança de que finalmente
210
00:35:35,940 –> 00:35:47,390
fosse ver essa versão do Godzilla americano com…
211
00:35:47,390 –> 00:35:57,060
Finalmente, com riqueza de detalhes, porque o Adam Wingard gosta muito de luzes, cores
212
00:35:57,060 –> 00:36:06,570
neon, tudo que não tem nos filmes anteriores. Bom, e ele não falhou nisso, é realmente assim
213
00:36:06,570 –> 00:36:16,380
[Dri] Ele não economiza nos monstros, não fica escondendo. [Marc] Ele me lembrou o Círculo de Fogo, do Guillermo del Toro
214
00:36:16,380 –> 00:36:22,840
que também é um filme que apesar de ter suas cenas à noite, é bem iluminado
215
00:36:22,840 –> 00:36:33,010
Então você via os robôs e os monstros. Então, ali é a mesma coisa
216
00:36:33,010 –> 00:36:39,390
Você vê sempre o King Kong e Godzilla [Dri] E não tem vergonha de ser filme de monstro, você vê que ali
217
00:36:39,390 –> 00:36:45,890
dessa vez, tem os personagens humanos e tal, que continuam malas, igual nos outros filmes
218
00:36:45,890 –> 00:36:57,410
só que aparecem bem menos, tem bem mais ação e menos draminha [Marc] Alguns tem
219
00:36:57,410 –> 00:37:04,810
o seu draminha, mas ele não aparece o tempo todo, é só uma coisara dizer \”esse personagem é assim\”
220
00:37:04,810 –> 00:37:11,580
[Dri] para explicar o personagem
e tal, mas uma coisa aqui tome quase o filme
221
00:37:11,580 –> 00:37:20,320
inteiro, a ponto do Godzilla e o Kong
e virarem coadjuvante. [Marc] Os vilões do filme
222
00:37:20,320 –> 00:37:27,830
parecem assim, os típicos vilões dos filmes japoneses [Dri] Dessa vez, eles botaram uma coisa, assim
223
00:37:27,830 –> 00:37:36,710
aí tem o cara lá da empresa que quer construir
224
00:37:36,710 –> 00:37:44,010
o seu próprio Godzilla [Marc] o Mechagodzilla [Dri] enquanto isso
225
00:37:44,010 –> 00:37:50,480
no do segundo filme do Godzilla, a gente tem aquela maravilha que é a bomba atômica
226
00:37:50,480 –> 00:38:09,520
como algo positivo. A bomba atômica deixa o Godzilla mais forte [Marc] É que ninguém soltou uma bomba no EUA [Dri] Ninguém jogou uma no cu deles, pra vê se eles continuam achando tão legal
227
00:38:09,520 –> 00:38:29,920
Agora não, já é um upgrade, tá considerando o empresário ricão como vilão e esse uso irresponsável de
tecnologia, como uma coisa negativa
228
00:38:29,920 –> 00:38:38,760
Mas aí, já tem essa figura do vilãozão, que uma coisa bem própria de filme de aventura
229
00:38:38,760 –> 00:38:51,120
[Marc] Kong vs Godzilla é bem mais direto, mais aventuresco que os outros, ele não economiza na aventura
230
00:38:51,120 –> 00:38:58,180
os outros, como eu disse, estão querendo ser mais drama, mais filme catástrofe
231
00:38:58,180 –> 00:39:04,990
Kong vs Godzilla não, ele quer ser uma aventura. Tanto que tem vários momentos tão gaiatos
232
00:39:04,990 –> 00:39:13,250
quanto o filme de 1962. Tem cenas, assim, que é pura referência
233
00:39:13,250 –> 00:39:18,720
Novamente, temos o Kong amarrado no barco, que vai ser o primeiro encontro dele com Godzilla
234
00:39:18,720 –> 00:39:30,530
que, aliás, é muito boa a briga no mar.
E, depois, que o Kong
235
00:39:30,530 –> 00:39:35,200
encontra aquele machado gigante. Por que não? É o filme tem um macaco gigante, por que não
236
00:39:35,200 –> 00:39:43,140
pode ter marchado gigante? Energizado pela radiação do Godzilla [Dri] tem a homenagem a cena dos balões
237
00:39:43,140 –> 00:39:50,870
tudo bem que dessa vez é menos bizarro, que são aviões, mas totalmente enquadramento e tal, você vê que é
238
00:39:52,250 –> 00:40:13,190
uma homenagem a cena do King Kong carregado pelos balões. Não botaram balão, porque seria demais ali dentro do contexto do filme… não é tão galhofa pra botar algo assim
239
00:40:13,190 –> 00:40:31,160
[Marc] tem até um momento Batman v Superman. Momento lá que o Godzilla tá derrubando o Kong e de repente eles param… Cara, quando apareceu, pensei que o King Kong ia falar \”Save Matha\”. [Dri] A mãe do Godzilla e do Kong se chama Martha
240
00:40:31,160 –> 00:40:43,890
E tem uns enquadramentos… tem hora que o Godzilla parece que tá rindo. E aí tem, no finhal, o Mechagodzilla, que é quando eles se unem para enfrentar
241
00:40:43,890 –> 00:40:52,331
[Marc] Pois é, Mechagodzilla, eu não sabia da presença dele no filme, não sabia que eles iam se unir contra uma ameaça em comum
242
00:40:52,331 –> 00:40:59,910
Eu imaginava que aconteceu uma coisa. [Dri] Eles não iam fazer o Kong começar a dar choquinho
243
00:40:59,910 –> 00:41:10,610
[Marc] Tanto o Kong quanto o Godzilla, eles não tratam como vilão
244
00:41:10,610 –> 00:41:18,510
[Dri] Aí, eles criam um vilão para eles enfrentarem e quando vencem
245
00:41:18,510 –> 00:41:35,570
fazem uma trégua, né? [Marc] Eles fazem uma trégua para enfrentar o Mechagodzilla. O Kong ele não dá choquinho, mas tem uma arma
246
00:41:35,570 –> 00:41:44,000
[Dri] E o que seria mais legal que um macaco gigante e um lagarto gigante lutando contra um lagarto robô
247
00:41:44,000 –> 00:41:54,790
[Marc] É sensacional, poxa, desde o começo os filmes do Monster verse deviam ser assim [Dri] é diversão, é filme de monstro gigante, a gente não quer ver drama familiar
248
00:41:54,790 –> 00:42:06,580
[Marc] e até porque americano não sabe fazer. É muito difícil para o americano fazer algo como o Godzilla original ou o Shin Godzilla
249
00:42:06,580 –> 00:42:15,910
[Dri] sim, eles não conseguem fazer indo para esse lado mais sério, acaba sendo os monstros
250
00:42:15,910 –> 00:42:20,310
pano de fundo e você fica vendo uns draminhas familiares chatos para caramba que ninguém se importa
251
00:42:20,310 –> 00:42:25,410
com uns personagens que ninguém se importa na verdade, eles não conseguem dar um peso
252
00:42:25,410 –> 00:42:36,290
a história [Marc] eles não discutem a fundo coisas como, a bomba atômica no original, ou os danos
253
00:42:36,290 –> 00:42:48,210
à propriedade no Shin Godzilla [Dri] Nos filmes americanos você nunca tem assim
254
00:42:48,210 –> 00:42:55,390
uma dimensão, de maneira séria, da destruição, aí o que eles ficam é dando muito espaço
255
00:42:55,390 –> 00:43:01,660
para esses personagens humanos e seus draminhas, fulano é mal resolvido com pai e por aí vai
256
00:43:01,660 –> 00:43:10,350
essas coisas que ninguém se importa, então eu prefiro que eles vão
257
00:43:10,350 –> 00:43:17,800
para o lado da aventura, como é o caso desse filme, do que quando eles tentam ser dramáticos
258
00:43:17,800 –> 00:43:24,580
que não funciona [Marc] aqui o draminha que tem é para a construção da
259
00:43:24,580 –> 00:43:31,760
narrativa, como acontece em Círculo de Fogo também [Dri] Sim, tem ali o cara que perdeu o
260
00:43:31,760 –> 00:43:44,700
irmão , tem ainda a Eleven, mas não fica várias cenas
261
00:43:44,700 –> 00:43:51,660
é só para você entender um pouco o
personagem, o suficiente para você acompanhar
262
00:43:51,660 –> 00:43:59,180
e ter algum interesse no que ele está fazendo ou porque estão fazendo
263
00:43:59,180 –> 00:44:06,790
Não é algo que vá ocupar todo o tempo de tela e transformar os monstros em coadjuvantes
264
00:44:06,790 –> 00:44:16,660
[Marc] Pra fazer isso, tem que ter uma ideia muito boa, como é no Godzilla original e no Shin Godzilla
265
00:44:16,660 –> 00:44:23,730
E eu gosto bastante do desfecho, que eles se unem, combatem o Mechagodzilla
266
00:44:23,730 –> 00:44:32,620
e depois cada um pato tipo seu
lado, né? Aí o Godzilla vai
267
00:44:32,620 –> 00:44:45,010
embora pelo mar e é isso. É um final até bem mais legal que o filme japonês
268
00:44:45,010 –> 00:44:57,200
que dava vitória para um e deixava o outro escondido lá pelo mar.
269
00:44:57,200 –> 00:45:03,930
[Dri] A parada do Mechagodzilla, foi melhor que assim acaba não tendo um desfecho
270
00:45:03,930 –> 00:45:17,930
que, como a gente falou, para o Kong ganhar, só roteirismo e aí eles não quiseram inventar nada tão bobo quanto o choquinho [Marc] antes deles se unirem, o Godzilla tava dandoum cacete
271
00:45:17,930 –> 00:45:44,890
[Dri] Sim, mesmo o Kong com o machado energizado. O Godzilla continua sendo um monstro que solta rajada e emite radiação [Marc] O Godzilla podia fazer o pelo dele todo cair, deixar o Kong careca [Dri] o Kong deve ser imune a radiação… só de tá ali por perto
272
00:45:44,890 –> 00:46:05,540
No próximo filme, vão acompanhar a batalha do Kong contra o câncer [Marc] Falando em próximo filme, os resultados na bilheteria de Kong vs, Godzilla foram muito bons [Dri] E olha que tá em período de pandemia
273
00:46:05,540 –> 00:46:17,830
[Marc] exatamente, os filmes anteriores já não tinham ido tão bem e não tinha essa coisa de pandemia
274
00:46:17,830 –> 00:46:32,020
Esse aí parece que salvou o cinema, coisa que o Christopher Nolan não conseguiu [Dri] o Nolan tentou matar o cinema
275
00:46:32,020 –> 00:46:44,050
[Marc] Então, parece que estão acertando o próxima, querem que o Adam Wingard dirija o próximo filme. Adam Wingard que tem um outro projeto, que é a sequência de A Outra Face
276
00:46:44,050 –> 00:46:52,800
Clássico do John Woo, com Nicolas Cage e John Travolta. Estavam falando
que ia ser um remake, mas ele falou que é sequência
277
00:46:52,800 –> 00:46:59,540
não imagino como vai ser isso, mas se
ele trouxer os atores originais, fazer um esforço aí até
278
00:46:59,540 –> 00:47:16,600
para trazer Castor Troy de volta [Dri] mas, com o sucesso do filme, espero que esse seja o tom
279
00:47:16,600 –> 00:47:25,240
assim dos próximos, mais para a aventura, sem se levar tão a sério
280
00:47:25,240 –> 00:47:33,300
Inclusive, os efeitos estavam melhores, acho que muitas vezes tem a ver com a direção
281
00:47:33,300 –> 00:47:38,710
também, modo como os efeitos são
utilizados no filme
282
00:47:38,710 –> 00:47:47,100
tem muito a ver com a direção também
[Marc] você tem como muda, né? é bem diferente
283
00:47:47,100 –> 00:47:55,420
Por mais que seja um blockbuster, um produto de grande estúdio [Dri] Sim, igual ao
284
00:47:55,420 –> 00:48:08,610
Pacific Rim do Del Toro com a sequência, que é super sem graça, nem lembro dos robôs
285
00:48:08,610 –> 00:48:31,630
[Marc] Exatamente, quando é um diretor genérico, o filme é totalmete genérico também. Quando é um diretor mais… por mais que o filme não seja grande coisa, tem uma personalidade
286
00:48:31,630 –> 00:48:41,240
Então é isso, falamos aí as nossas opiniões sobre as versões do King Kong versus Godzilla
287
00:48:41,240 –> 00:48:55,300
o filme de 2001 [Fastão: Errou] extremamente divertido, filme pra ver no cinema mesmo, pena que tá rolando essa coisa de pandemia
288
00:48:55,300 –> 00:49:15,750
[Dri] Não vão ao cinema, não quero que meus ouvintes morram [Marc] É triste, mas aqui no Brasil não sei quando vai tá tranquilo pra ir no cinema
289
00:49:15,750 –> 00:49:38,220
[Dri] Abrir, já abriram aí, mas… [Marc] é um filme que se pudesse voltar ao cinema, ele seria perfeito. Bem divertido mesmo
290
00:49:38,220 –> 00:49:54,010
E o King Kong vs Godzilla [1962] vale pra você reunir os amigos, abrir umas ceverjinhas, que você vai se divertir [Dri] Quem gosta de trasheira vale a pena
291
00:49:54,010 –> 00:50:25,550
ao seu modo, mas é divertido também. [Marc] então, encerramos mais um CFMC no Cinema, uma abraço. Fui! [Dri] Tchau
292
00:50:48,280 –> 00:50:52,750
[Abertura] CFMC no cinema
Apaixonada por música, cinema e gatinhos