Até parte dos anos 80, a Turquia realizou suas próprias versões, para não dizer cópias descaradas, de grandes sucessos do cinema americano. Época feliz em terras turcas, onde não havia a menor preocupação em ser processado pela tal violação de direitos autorais.
Graças à internet, essas produções de qualidade pra lá de duvidosa, clássicos do humor involuntário, não foram esquecidas:
Badi (1983) – O ET Turco
Aysecik ve Sihirlib Cucler Ruyalar Ulkesinde (1971) – O Mágico de OZ Turco
A versão turca do clássico estrelado por Judy Garland também tem números musicais tão sensacionais quanto o original:
Çöl aka (1983) – O Tubarão Turco
Veja o Roy Scheider turco encarando um selvagem tubarão de papelão:
Seytan (1974) – O Exorcista Turco
Um remake quase fiel ao original e muito mais assustador, embora não pelos motivos certos. Veja abaixo a cena clássica da moçoila encapetada girando a cabeça. Medo:
Korkusuz (1986) – O Rambo Turco
O Rambo turco parece ser uma mistura dos filmes do boina verde com Desejo de Matar 3. Atente para o impagável barulho de disparo da “bazuca” do Stallone turco:
Kara Simsek (1985) – O Rocky Turco
Claro que o outro icônico personagem interpretado por Sly também ganhou uma versão:
Dünyayi Kurtaran Adam (1982) – O Star Wars Turco
O famoso Star Wars Turco é uma mistura de tokusatsu e filmes de kung fu com a franquia de George Lucas. A cara de pau é tanta que os caras usam cenas de batalhas dos filmes originais e a trilha sonora de Caçadores da Arca Perdida (?!) na bagaça:
Altar (1985) – O Conan Turco
Não tem Grace Jones nem trilha de Basil Poledouris, mas é melhor que o Conan do Momoa:
Süpermen Dönüyor (1979) – O Superman Turco
Anos a frente de O Homem de Aço, temos um Super mais violento, que mata os criminosos. Verdade que os socos do azulão, que aqui parece meio robótico, não são tão poderosos como de suas outras versões, mas… pontos a favor dessa produção é que toca a musica clássica do John Williams e tem mais ação que Superman Returns:
Bedmen Yarasa Adam (1973) – O Batman Turco
Na Turquia, Batman e Robin gostam de mulher, bwa-ha-ha. Entre uma sequência e outra de porradaria, a dupla dinâmica pega geral:
3 Dev Adam (1973)- 3 Homens Poderosos ou Capitão América e O Santo contra o Homem-Aranha Turco
A única oportunidade que você vai ter de assistir o Capitão América e o Homem-Aranha juntos em um filme. Só que não do jeito que você imagina. Aqui o teioso é um cruel falsário, assassino e misógino. O Capitão América e o lutador mexicano El Santo são os únicos capazes de detê-lo.
Muito melhor que Homem-Aranha 3!
MARC TINOCO
Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios não necessariamente nessa ordem.
homemaranhs-turco-fantastico-capitaobosterica