A Noite nos Persegue
(The Night Comes for Us)
Direção: Timo Tjahjanto
Elenco: Joe Taslim, Iko Uwais, Julie Estelle
Indonésia,2018
Assassino poupa a vida de uma garotinha durante um massacre e se torna alvo da organização criminosa a que pertencia, tendo que enfrentar uma legião de matadores. Esse fiapinho de roteiro é a desculpa para sequências ininterruptas de ação regadas a baldes de sangue. Quem viu a obra anterior do diretor Tiahjanto, Headshot (também disponivel na Netflix), já sabe o que esperar.
É porradaria sem parar, com bandidos brotando do chão, gente esfaqueada, mas ainda lutando com as tripas pra fora, e outros tantos metralhados. Timo não tem a finesse de Gareth Evans (diretor de The Raid 1 e 2, Merantau). Enquanto Evans deixa a porradaria e o sangue jorrando bonitos pra caramba, com aquela fotografia linda pra cinéfilos se deleitarem, Timo é grosseirão e deixa tudo bem escroto mesmo, com todo aquele gore vindo dos filmes de horror que ele também costuma dirigir.
O cara manda muito bem e todas as sequências de ação são impecáveis, dado o grau de realismo dos quebra-quebra. O ponto fraco de Tiahjanto é que ele não consegue deixar os personagens muito interessantes do ponto de vista dramático (algo que Gareth Evans faz com maestria) e sobra só as lutinhas mesmo.
Mas que lutinhas, amigos. Todas são tecnicamente primorosas. Os embates são de tirar o fôlego. Quem não curte um filme de ação desvairado apenas por ser um filme de ação desvairado deve passar longe mesmo. Agora se você gosta de ação bem encenada e exagerada, não perca.
Vale lembrar que a Netflix também disponibilizou o horror Fortuna Maldita dirigido por Tiahjanto. Apesar do final cagado, também é boa diversão.