Review – Operação Manila

Operação Manila

(Buybust)

Direção: Erik Matti

Elenco: Anne Curtis, Brandon Vera, Victor Neri, Joross Gamboa, Nonie Buencamino, Natthacha De Souza

Filipinas, 2018

\"\"

Menos visto e comentado nos blogs de cinema que os filmes de ação indonésios, esse favela movie filipino também está disponível na Netflix e é bem interessante, até para conhecer o cinema desse país, que já serviu de cenário para os filmes de ação da Cannon nos anos 80 e vários filmes da modinha kickboxer que veio depois de O Grande Dragão Branco

Pode-se dizer que é uma mistura de The Raid com Tropa de Elite (também pode lembrar o também brazuca Operações Epeciais, pelo protagonismo feminino). Acompanhamos o BOPE filipino sendo convocado para desmantelar um cartel de drogas em uma favela de Manila. Deu merda, claro, e agora eles tem que escapar dos criminosos e ainda lidar com os moradores da região, cansados de serem vitimas em meio ao policia e bandido.

Buybust busca o realismo na maior parte do tempo e as sequências dentro da favela impressionam (vai rolar identificação com a terra brasilis, com dois caras em uma moto e tudo) . Tem porradaria desenfreada e violência exagerada, mas diferente dos filmes indonésios. Tudo acontece meio que desordenado, de uma forma caótica, suja, diferente daquela bela violência estilizada comum nos filmes asiáticos do gênero quando retratam a pancadaria.O filme ainda faz uma critica social foda comentando a luta contra o narcotráfico, sem esquecer da corrupção policial, e como ela afeta seus cidadãos. Essa abordagem pode acabar ofuscada por toda a ação insana que se desenrola boa parte do filme, mas tem sua força nos minutos finais.

O diretor Matti também tem um belo cuidado no desenvolvimento de sua protagonista, Nina Manigan (interpretada pela bonitinha Anne Curtis). Nada sexualizada, é uma boa heroína de filme de ação que ajuda a manter o interesse em toda a confusão já que a metragem as vezes parece estendida além do necessário, algo comum no cinema asiático atual. Até sua transformação em Chuck Norris no terceiro ato ainda soa crível. Também é onde Buybust chama a atenção e se diferencia de vários outros filmes de ação pela ação ao propor alguma reflexão, ainda que essa possa ter acabado diluída no espetáculo da ação.

\"\"

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Rolar para cima